Nesta sexta-feira (26/11), uma nova bandeira tarifária provavelmente deverá ser anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel para o mês de dezembro. A informação foi ventilada por vários veículos de comunicação. Ainda não foi informado detalhes sobre a taxa e como funcionará a nova tarifa.
- Auxílio Brasil: grupo recebe hoje 1ª parcela do novo Bolsa Família
- Habib’s oferta descontos especiais e esfirras a 1 centavo durante Black Friday
Devido à crise hídrica no país, o valor da energia elétrica tem aumentado significativamente e o governo busca medidas para redução dos valores e do consumo. As usinas termelétricas estão sendo a solução momentânea para evitar racionamento de energia. Porém, custam muito caro para funcionarem.
A bandeira de escassez hídrica tem sido a utilizada no momento e acrescenta R$ 14,20 para cada 100kWh. O país enfrenta a maior crise hídrica dos últimos 91 anos e existe uma expectativa de que a nova tarifa permaneça até abril do próximo ano, mesmo que a situação dos reservatórios venha a melhorar.
Ainda está em vigor, igualmente, a bandeira amarela para os beneficiários da tarifa social, em que é acrescido um valor para cada 100 Kwh. Até o fechamento desta matéria, a Aneel ainda não havia divulgado a nova tarifa para o mês de dezembro.
Os reajustes por intermédio das bandeiras tarifárias deste ano já ultrapassaram a casa dos 7,04% e existe uma estimativa para o próximo ano de 21,04%. Essas tarifas se fazem necessárias diante da importação de energia de outros países e o acionamento das usinas termelétricas.