Em abril de 2021, a Sociedade Brasileira de Diabetes divulgou um dado preocupante. Existem 12 milhões de pacientes com diabetes no Brasil. O que muitas dessas pessoas com a doença não sabem é que podem receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), caso necessitem.
- Auxílio emergencial: Caixa concede saque da 6ª parcela para novo grupo
- Trocou o número do seu celular, mas não sabe como mudar a chave Pix?
Algumas doenças acabam deixando o trabalhador incapaz de exercer sua função. Nesse caso, é importante saber que o trabalhador terá como solicitar o benefício que tem direito. O paciente diabético que, com o avanço da doença acaba ficando incapacitado de trabalhar, poderá solicitar o benefício previdenciário.
Entre os benefícios, podemos citar:
- Auxílio-doença (concedido para os trabalhadores que contribuíram como segurados por pelo menos 12 meses, além incapacidade para trabalhar por um tempo superior a 15 dias consecutivos);
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria por invalidez (concedida quando o trabalhador não conseguir mais exercer suas funções por causa da doença).
No caso do auxílio-doença, se o paciente estiver fazendo um tratamento da diabetes, ele poderá se afastar do trabalho por um período de tempo maior que 15 dias para garantir sua inteira recuperação.
Lembrando que o paciente diabético terá que, primeiro, comprovar que necessita se afastar para fazer o tratamento.
Isso será verificado pela perícia médica do INSS. Importante ressaltar que o trabalhador precisará levar todos os laudos e documentos que comprovem a doença e a necessidade do tratamento. Já a solicitação do auxílio-acidente é concedida aos segurados que adquirirem sequelas permanentes, que foram causadas por um acidente ou por doença.
Essas sequelas acabam reduzindo a capacidade do trabalhador de exercer sua função. Importante informar, ainda, que em todos os casos de solicitação de benefícios citados é preciso passar pela perícia médica do INSS.
O agendamento da perícia pode ser feito no aplicativo Meu INSS ou através do número de telefone 135, nos horários das 7h às 22 horas, de segunda a sábado.