O benefício do governo do estado de Minas Gerais já possui data para início dos pagamentos. A partir do próximo dia 14 de outubro, será pago o benefício em parcela única no valor de R$ 600,00. Esse auxílio emergencial de Minas contemplará cerca de 1 milhão de famílias mineiras.
- Bolsonaro condiciona novo Bolsa Família à reforma do IR; entenda
- Twitch é hackeada e informações confidenciais vazam pela internet
O benefício beneficiará, prioritariamente, famílias que não recebem o Bolsa Família e, de igual modo, mães solteiras. Para gerenciar os pagamentos, o governo utilizará os dados constantes no Cadastro Único – CadÚnico. Assim, não será necessário realizar qualquer tipo de cadastro.
Os pagamentos vão ser feitos entre os dias 14 e 21 de outubro de 2021 para os beneficiários prioritários. Para os demais, não prioritários, que estiverem inclusos no programa, os pagamentos seguem outro calendário, sendo do dia 22 a 29 de outubro.
O auxílio emergencial mineiro requer um investimento de R$ 650 milhões por parte do governo do estado. Devidamente estudado para ser incluído após o término do auxílio emergencial do governo federal, esse programa ainda utilizará outros que objetivam oferecer cursos técnicos para proporcionar aos mineiros uma qualificação para o mercado de trabalho.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, informou que o governo quer que os mineiros tenham uma renda contínua a partir do emprego. O benefício será pago por intermédio da Poupança Social Digital no aplicativo Caixa Tem, como ocorre com o auxílio tradicionalmente.
Para os mineiros que não possuem ainda o Caixa Tem, o governo do estado informou que será aberto automaticamente e os beneficiários deverão baixar o aplicativo e utilizá-lo. É importante frisar que o benefício não será pago por intermédio de contas poupança ou corrente que os beneficiários eventualmente possam ter na Caixa.
Os pagamentos seguem a data de aniversário e abaixo segue, portanto, o calendário.
Calendário Famílias Prioritárias
- Nascidos em Janeiro e Fevereiro – recebem dia 14 de outubro;
- Nascidos em Março e Abril – recebem dia 15 de outubro;
- Nascidos em Maio e Junho – recebem dia 18 de outubro;
- Nascidos em Julho e Agosto – recebem dia 19 de outubro;
- Nascidos em Setembro e Outubro – recebem dia 20 de outubro;
- Nascidos em Novembro e Dezembro – recebem dia 21 de outubro.
Calendário para famílias não prioritárias
- Nascidos em Janeiro e Fevereiro – recebem dia 22 de outubro;
- Nascidos em Março e Abril – recebem dia 25 de outubro;
- Nascidos em Maio e Junho – recebem dia 26 de outubro;
- Nascidos em Julho e Agosto – recebem dia 27 de outubro;
- Nascidos em Setembro e Outubro – recebem dia 28 de outubro;
- Nascidos em Novembro e Dezembro – recebem dia 29 de outubro.