Já foi anunciado pela Caixa Econômica Federal, através do presidente Pedro Guimarães, que uma linha de microcrédito será concedida através do aplicativo Caixa Tem. A informação ainda previa para este mês de setembro a liberação da funcionalidade através da plataforma. Uma informação preliminar é de que o microcrédito poderá ser solicitado logo após o fim do auxílio emergencial.
- Qual é a personalidade de cada signo do Zodíaco?
- Postos agora podem vender gasolina de qualquer marca, estabelece governo
O crédito será concedido para a população de baixa renda que não tem acesso aos bancos tradicionais. Todavia, não ficou especificado ainda se a linha de crédito será descontada dos benefícios recebidos e se as pessoas negativadas terão acesso. A expectativa é que as regras sejam divulgadas detalhadamente até o final de setembro.
Como será possível pedir pelo empréstimo da Caixa?
Pelo que já foi adiantado pela Caixa, o aplicativo terá a opção para solicitação de crédito pré-aprovado. Desse modo, o usuário poderá fazer a simulação e, consequentemente, o pedido do microcrédito dentro da plataforma sem precisar ir ao banco.
Os valores, conforme Guimarães, serão de R$ 500,00 até R$ 3 mil, com prazos que variam entre 18 e 24 meses. Existe uma estimativa de que pelo menos 30 milhões de pessoas sejam beneficiadas com a linha de crédito.
A Caixa só não informou ainda se será necessário realizar atualização no aplicativo para ter acesso a funcionalidade. O que se sabe de concreto é que, nessa mesma plataforma, será possível fazer uma simulação de crédito para saber quanto estará disponível de acordo com o perfil de cada cidadão.