A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil irão realizar os pagamentos finais do abono salarial para trabalhadores formais referentes ao ano de 2019. Os depósitos começaram a ser feitos em julho de 2020 e continuarão até março de 2021. É a vez dos nascidos entre janeiro e junho, ou com final da inscrição entre 5 e 9, realizarem os saques do PIS/PASEP.
O calendário de recebimentos seguirá a seguinte ordem:
PIS (Programa de Integração Social)
- Nascidos no mês de Janeiro: 19/01/2021;
- Nascidos no mês de Fevereiro: 19/01/2021;
- Nascidos no mês de Março: 11/02/2021;
- Nascidos no mês de Abril: 11/02/2021;
- Nascidos no mês de Maio: 17/03/2021;
- Nascidos no mês de Junho: 17/03/2021.
Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público)
- Quem tem o número de inscrição final 5: 19/01/2021;
- Quem tem o número de inscrição final 6 ou 7: 11/02/2021.
- Quem tem o número de inscrição final 8 ou 9: 17/03/2021
É importante ressaltar que o dinheiro deve cair na conta do trabalhador até o dia 30 de junho de 2020. De acordo com uma regra instituída em 2019, os beneficiários podem fazer os saques do PIS/PASEP num período de até cinco anos após o recebimento.
Como fazer os saques do PIS/PASEP?
Podem receber o abono salarial os brasileiros que:
- Trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano referente;
- Ganharam, no máximo, dois salários mínimos por mês;
- Estão inscritos no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos.
É necessário ainda que a empresa contratante informe os dados do funcionário ao governo. Para realizar os saques do PIS/PASEP o procedimento é:
- PIS – para empregados do setor privado: por meio da Caixa Econômica Federal em caixas eletrônicos, lotéricas ou Caixa Aqui, utilizando o Cartão Cidadão. Quem não possui o cartão deve ir à uma agência do banco portando documento de identidade. Se o cadastrado for correntista da Caixa terá o valor depositado em sua conta;
- PASEP – para servidor público: por meio do Banco do Brasil, indo a uma agência com documento de identificação. Correntistas do BB terão o valor depositado em suas contas, enquanto quem tem conta em outros bancos pode fazer transferência sem custo.
Qual é o número do PIS/PASEP?
O número de inscrição dos programas pode ser encontrado na Carteira de Trabalho ou no extrato do FGTS. Outro modo de descobrir é por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), para isso basta:
- Acessar o site do Cnis;
- Clicar em “Cidadão”;
- Ir em “Inscrição” (no canto superior esquerdo) e escolher “Filiado”;
- Informar nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe;
- Clicar em continuar: irá aparecer uma faixa vermelha com o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).
O NIT é o número de inscrição do abono salarial. Lembrando que o valor do benefício varia conforme o tempo trabalhado no ano referência. Quem esteve empregado por 30 dias poderá fazer saques do PIS/PASEP equivalente a 1/12 do salário mínimo, enquanto quem trabalhou por 12 meses recebe a quantia total.