O abono salarial em 2021 PIS/PASEP, assim como o salário mínimo, sofreu um reajuste e será maior. De acordo com a projeção do Governo Federal, a partir de janeiro, passará de R$ 1.045,00 para R$ 1.088,00.
A inflação é uma das principais responsáveis pelo reajuste no piso salarial, bem como, os pagamentos efetuados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O benefício pago aos cidadãos que recebem até dois salários mínimos por mês, e aqueles que possuem registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) no ano correspondente ao abono salarial.
Quem tem direito ao abono salarial em 2021?
Apesar da alteração no valor do benefício, os critérios para recebimento do abono continuam os mesmos.
Sendo assim, terão direito ao benefício:
- o trabalhador que exerceu profissão com carteira assinada por pelo menos 30 dias (um mês) no ano anterior;
- o trabalhador que recebeu durante igual período até dois salários mínimos mensalmente;
- o trabalhador que possui inscrição no PIS há pelo menos cinco anos; e
- o trabalhador que está com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para quem tem conta na Caixa, o depósito é feito automaticamente. Se a pessoa tiver o Cartão do Cidadão com senha cadastrada pode sacar o abono nas Lotéricas. Todavia, quem não possui registro no banco ou o cartão deve fazer o saque pessoalmente em alguma agência. Não esqueça de levar a carteira de trabalho e o RG.
Quem tem direito ao Pasep?
O Pasep é focado para quem trabalha para a administração pública. Terá direito ao Pasep o servidor que:
- Trabalhou pelo menos um mês em algum órgão ou instituição pública;
- Esteja inscrito no Pasep há cinco anos;
- Possua a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) atualizada;
- Recebeu até dois salários mínimos.
O pagamento do Pasep é feito por meio do Banco do Brasil e costuma ser depositado automaticamente para os funcionários públicos.
Abono Salarial PIS
O Programa de Integração Social (PIS) é uma medida, por meio da qual as empresas e entidades privadas depositam contribuições em um fundo ligado aos seus colaboradores, o fundo PIS. Esse benefício é concedido benefício de acordo com o tempo de serviço. O abono salarial do PIS foi criado por meio da Lei Complementar n° 7/1970 e é pago anualmente pela Caixa.
Para saber se você tem direito ao PIS, basta buscar informações por meio dos órgãos oficiais da Caixa Econômica Federal. O aplicativo para consultar PIS/Pasep é o Caixa Trabalhador, disponível para Android e iOS.
Se você preferir, há a opção de ligar para o número 0800-726-0207 e tirar suas dúvidas de forma gratuita. Tenha seu número do PIS e outros documentos em mãos.