Estes 7 alimentos podem enfraquecer o seu sistema imunológico; confira a lista

Entenda como a alimentação pode afetar negativamente as defesas do seu organismo.

A forma como nos alimentamos afeta diretamente a nossa saúde, afinal os alimentos são o combustível para que o corpo funcione de maneira adequada. Cada célula do organismo humano precisa de nutrientes para realizar suas atividades, por isso, ao consumir certos alimentos com valor nutricional pobre, acabamos enfraquecendo a nossa saúde e, inclusive, o nosso sistema imunológico.

continua depois da publicidade

A seguir, veja quais são os alimentos que podem deixar as defesas do seu organismo mais fracas. Antes de se desesperar com essa lista, é preciso entender que esses alimentos não são proibidos, mas o consumo deve ser eventual.

Na maior parte do tempo, prefira produtos integrais, naturais e com pouca adição de açúcar, sal e gordura. Se quiser seguir uma dieta específica, consulte um nutricionista.

continua depois da publicidade

Produtos com alto teor de açúcar

Os alimentos que aumentam significativamente seus índices glicêmicos (doces, bolos, pudins, bolachas recheadas etc.) são responsáveis também por aumentar a produção de proteínas inflamatórias, que afetam o sistema imunológico de forma negativa. Moderação é o segredo.

Produtos com alto teor de sódio

Aqueles salgadinhos de pacote e os pratos prontos congelados são ricos em sódio e, portanto, devem ser evitados ao máximo. Eles também aumentam a resposta inflamatória do corpo e, além disso, contribuem com o desenvolvimento da hipertensão e de algumas doenças autoimunes.

Alimentos fritos

Durante o processo de fritura, existe uma reação entre o açúcar, a gordura e a proteína dos alimentos, resultando em um composto perigoso e nocivo ao sistema imunológico.

continua depois da publicidade

O consumo regular de frituras está relacionado a várias doenças metabólicas e, inclusive, ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Carnes processadas

Aquele salaminho aparentemente inofensivo também deve ficar de fora da sua dieta habitual. Com muito sal e gordura, as carnes processadas atrapalham o funcionamento do sistema imunológico e fazem mal para a saúde em diversos aspectos.

Fast food

Não dá para negar: os lanches de fast food não são saudáveis nem devem ser consumidos regularmente. Ricos em gordura, sal e açúcar, são produtos pensados para ter grande apelo palatável, ou seja, para serem deliciosos, mas não são nada nutritivos e sobrecarregam o funcionamento de alguns órgãos do corpo humano, como os rins.

continua depois da publicidade

Carboidratos simples

O ideal é sempre preferir a versão integral de alimentos comuns, como arroz e pães, pois os carboidratos simples são convertidos em açúcar, promovem picos de glicose na corrente sanguínea, contribuem com o ganho de peso e com o desenvolvimento de doenças inflamatórias.

Refrigerantes

Os refrigerantes devem ser consumidos apenas de vez em quando. A versão normal e a zero têm seus efeitos negativos no corpo, diminuem a ingestão de água e prejudicam o sistema imunológico.