É seguro comer alimento depois de retirar a parte com mofo? Entenda

Esses fungos que decompõem orgânicos são chamados de hifas e tendem a penetrar no alimento e, assim, produzem as micotoxinas.  

Deu vontade de comer aquele pedaço de queijo, requeijão ou até mesmo pão, mas tem um mofo e você não quer perder? Muitas pessoas acreditam que é seguro retirar a parte que tem o bolor, pois por dentro estaria aparentemente “bom”. Mas será que isso é verdade mesmo? Antes de fornecer essa resposta, é importante frisar que um alimento com mofo pode causar intoxicações alimentares graves e até câncer no sistema hepático.

continua depois da publicidade

Estudiosos afirmam que não é correto fazer comer o alimento após retirar a parte mofada. Embora uma parte esteja visivelmente desintegrada, os fungos que formam o bolor continuam se enraizando no alimento. Esses fungos que decompõem orgânicos são chamados de hifas e tendem a penetrar no alimento e, assim, produzem as micotoxinas.

Ao notar aquele bolor na parte de cima, na verdade ele já está em todo o alimento. Isso significa que aqueles microrganismos já se propagaram. Existe uma maioria dos fungos que são inofensivos, muitos são utilizados na indústria de queijos, cerveja e outros produtos. O grande perigo está no fato de não podermos saber qual o tipo de fungo está presente no alimento, se é prejudicial ou não.

continua depois da publicidade

Os cuidados alimentares são fundamentais para a saúde das pessoas e, portanto, o melhor é evitar todo e qualquer contato com alimentos que possuem alguma espécie de fungo. Mesmo retirando a parte onde é visível o mofo, ainda pode ser um sério problema para quem vier a consumir.