Água de berinjela emagrece e pode reduzir os níveis de colesterol?

Segundo a comunidade científica, ainda não há uma comprovação científica de que a água (ou suco) de berinjela produz esses efeitos.

Com o objetivo de emagrecer ou para manter um corpo mais saudável, muitas pessoas recorrem a médicos, nutricionistas e atividades físicas. Mas algumas delas preferem perder peso ou combater doenças utilizando de soluções mais simples, que não demandam muito esforço.

continua depois da publicidade

Entre essas soluções, está a água de berinjela, receita caseira que promete eliminar quilos extras e até reduzir níveis de colesterol. Mas será que realmente funciona? Segundo a comunidade científica, ainda não há uma comprovação científica de que a água (ou suco) de berinjela produz esses efeitos.

Mas o que leva muitas pessoas a crer nessa solução é o fato de esse vegetal ser rico em fibras solúveis, como a exemplo da pectina. Essa substância ajuda, de fato, a manter as funções do intestino e a diminuir a velocidade de “entrada” de gorduras e glicose (açúcar) no sangue. A berinjela ainda é fonte de saponina, que evita de a gordura ser absorvida.

continua depois da publicidade

Ocorre, entretanto, que a quantidade de fibras solúveis e de saponina contidas no suco de berinjela – principalmente se ele for coado- é muito pequena para garantir, sozinho, a eliminação de gorduras do corpo e também reduzir os níveis de colesterol.

Para isso, é preciso, além de evitar a ingestão de açúcar, carboidratos refinados, frituras e excesso de gorduras, ter uma dieta rica em grãos integrais, frutas, verduras e legumes, grupo que a berinjela faz parte. Esses alimentos são fontes ricas de fibras e promovem a ingestão da quantidade indicada da substância, que é de 20g a 40g por dia.