Descubra se cachorro realmente pode comer ração de gato

Se você tem um gato e um cachorro em casa, talvez já tenha cogitado dar a comida do bichano para o doguinho. Mas isso é saudável? Leia e descubra a seguir.

Uma dúvida muito comum entre os tutores de cães é se eles podem comer ração de gato e vice-versa. Em primeiro lugar, você precisa saber que as necessidades alimentares de cães e gatos são diferentes.

continua depois da publicidade

Embora seu cão não seja imediatamente prejudicado se der uma ou duas mordidas na comida de seu gato, você não deve incentivá-lo a consumir a ração do bichano.

Em suma, a maioria dos tutores de cães pensa que os cachorros são estritamente carnívoros. No entanto, a verdade é que eles são onívoros, ou seja, comem carne, frutas, verduras, grãos, etc.

continua depois da publicidade

Por outro lado, os gatos são carnívoros naturais, o que significa que precisam comer carne para sobreviver. Desse modo, sua alimentação tem muito mais proteína de carne do que a comida de cachorro. Portanto, alimentá-los com a mesma ração, a longo prazo, não é correto e pode ser prejudicial à saúde do cachorro.

O que acontece se o cão comer ração de gato?

Alimentar seu cão com comida de gato regularmente pode ocasionar complicações e problemas de saúde, pois seu cão não obterá todos os nutrientes de que precisa em sua dieta e o equilíbrio nutricional estará completamente errado. Outras condições mais graves incluem:

  • Pancreatite;
  • Obesidade;
  • Distúrbios gastrointestinais (diarreia e vômitos);
  • Deficiência de vitaminas (especialmente de vitamina A, já que a ração para gatos não contém betacaroteno suficiente, de que os cães precisam para convertê-lo nesta vitamina).

5 dicas para evitar que seu cachorro coma a comida do seu gato

1. Alimente seu cão e gato ao mesmo tempo, mas em lugares diferentes;
2. Tenha um horário regular de alimentação;
3. Não deixe ração ao alcance de nenhum animal de estimação, exceto nos horários estipulados para alimentá-los;
4. Dê a cada animal de estimação uma alimentação adequada, equilibrada e rica em nutrientes de acordo com suas necessidades;
5. Por fim, em caso de problemas de saúde relacionados à dieta dos animais, busque atendimento veterinário.

continua depois da publicidade