Abacaxi pode aumentar sua imunidade; veja 7 benefícios da fruta

O abacaxi é rico em vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6 e B9, além de manganês, magnésio e potássio. Saiba mais detalhes.

Se existe uma fruta que é rica em vitaminas com certeza é o abacaxi – ou Ananas comosus, seu nome científico. É uma fruta que pode ser consumida in natura ou até mesmo com o suco. Devido à quantidade de vitaminas, é capaz de aumentar a imunidade e evitar diversas doenças. Nós identificamos no mínimo sete benefícios que o consumo do abacaxi pode nos proporcionar.

continua depois da publicidade

O abacaxi é rico em vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6 e B9, além de manganês, magnésio e potássio. Outra propriedade muito importante que está presente no abacaxi é o composto denominado de bromelina.

Benefícios do abacaxi

Aumenta a imunidade

Devido à presença de muitas vitaminas, minerais e diversas enzimas, o abacaxi aumenta a imunidade e ainda tem o poder de eliminar inflamações em nosso corpo. Pesquisas comprovaram que pessoas que consumiram abacaxi por um determinado período de tempo apresentaram mais células de defesa no organismo, tendo mais glóbulos brancos, responsáveis por combater algumas doenças.

continua depois da publicidade

Por ter propriedades anti-inflamatórias, o abacaxi provoca o aumento do sistema imunológico.

Melhora a digestão

Outra finalidade importante da bromelina presente no abacaxi é ajudar na melhora do sistema digestivo. A substância ajuda a aumentar os efeitos das enzimas digestivas tripsina e pepsina, o que facilita o processo de absorção dos alimentos pelo intestino delgado.

Estudos com pessoas que apresentavam quadros de insuficiência pancreática comprovaram que a digestão dos pacientes melhorou após o uso de um suplemento à base de bromelina.

continua depois da publicidade

Fortalece o organismo após atividades físicas

Quando nos esforçamos demais, os tecidos de nossos músculos podem ser afetados diretamente. Todavia, a bromelina provoca a aceleração do processo de recuperação destas inflamações e demais danos causados durante os exercícios.

As vitaminas do complexo B e o magnésio também contribuem para evitar câimbras, assim melhoram o desempenho no processo de exercícios físicos.

Ajuda a proteger o coração

Os níveis de colesterol ruim também são reduzidos através da ação da fibra, potássio e vitamina C, presentes no abacaxi. Por serem solúveis, essas fibras agem na redução da concentração de gordura na corrente sanguínea, protegendo as veias arteriais.

continua depois da publicidade

Com essa ação, os riscos de infarto e hipertensão são reduzidos significativamente.

Combate o estresse e ajuda a melhorar a saúde mental

Duas vitaminas do complexo B são excelentes para colaborar com a qualidade na saúde mental e no combate ao estresse. As vitaminas B1 e B3 são ingredientes importantes para quem precisa de um alívio no estresse. Essas vitaminas agem como uma espécie de calmante.

Excelente para evitar gripes e resfriados

As gripes e resfriados são extremamente chatos e tira de nós todo ânimo e vigor, mas a vitamina C presente no abacaxi consegue nos munir de determinada proteção, afastando gripes e resfriados. Já a presença da vitamina A é capaz de aumentar nossa imunidade que, aliada à presença de bromelina, facilita a expectoração.

continua depois da publicidade

Ela possui uma forte ação mucolítica que dissolve o muco dos pulmões.

Ajuda no emagrecimento

Por ser um alimento diurético, o abacaxi colabora para a eliminação de líquidos e toxinas do organismo. Não muito diferente, ajuda no bom funcionamento do intestino devido à quantidade de fibras. O abacaxi também aumenta a saciedade.