Confira 3 dicas práticas para reduzir os níveis de estresse

Quando situações estressantes fogem do controle, elas podem afetar a nossa saúde mental e física. Por isso, é fundamental saber diminuir o estresse no cotidiano.

O desgaste natural causado pela rotina de trabalho corrida, além dos compromissos e problemas da vida pessoal, pode desencadear situações estressantes. Quando essas situações fogem do controle, elas podem afetar a nossa saúde mental e física. Por isso, é fundamental saber como diminuir o estresse no cotidiano para manter o equilíbrio do corpo e da mente.

continua depois da publicidade

Quando uma pessoa está em um pico de esgotamento, ela pode se envolver em conflitos com quem está ao seu redor, ter aumento da pressão arterial, sofrer com insônia, entre outras consequências com potencial de evoluírem para riscos graves.

Caso você esteja estressado, preparamos três dicas práticas para reduzir os seus níveis de estresse e evitar que você sofra com as consequências mais sérias do esgotamento mental. Confira.

continua depois da publicidade

1. Pratique exercícios físicos

A primeira dica para reduzir os níveis de estresse é praticar exercícios físicos, já que ela ajuda a diminuir a quantidade de cortisol liberada em situações estressantes, além de estimular a produção de endorfina – o hormônio do bem-estar – na corrente sanguínea.

O recomendado é se exercitar diariamente, por pelo menos 30 minutos. A dica é dar preferência para atividades aeróbicas, como caminhar, correr e andar de bicicleta.

2. Medite

Outra dica é meditar. A meditação auxilia na higiene mental, possibilitando que a pessoa foque em si mesma e fique menos agitada. Entre os tipos de meditação mais indicados está a mindfulness, responsável por estimular a consciência sobre os pensamentos, sentimentos e sensações.

continua depois da publicidade

Para meditar basta escolher um lugar calmo em que você não seja interrompido e se sentar de forma confortável, fechar os olhos e respirar profundamente. Traga a sua atenção para as sensações do corpo, bem como movimentos de respiração. Isso entre cinco e dez minutos por dia.

3. Alimente-se de forma saudável

Adotar uma dieta equilibrada melhora a resposta do seu organismo ao estresse. Os alimentos com Ômega 3, como sementes de chia, salmão e truta, trazem benefícios para o funcionamento do sistema nervoso, combatendo o esgotamento mental. Outros exemplos de alimentos são nozes, amendoim e banana, que ajudam na promoção do bem-estar.

Em seu cotidiano, prefira o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e proteínas. Outra dica é fazer suas refeições nos horários certos para evitar a irritabilidade provocada pela fome.

continua depois da publicidade