Afinal, qual é a melhor forma de limpar os ouvidos?

Quando o assunto é higienizar o ouvido, é muito provável que você esteja fazendo isso da forma errada.

Como você faz a limpeza dos seus ouvidos? Essa pergunta é importante porque, muito provavelmente, você faz a higienização da maneira errada, especialmente se estiver usando cotonetes diariamente.

continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, é preciso entender que a cera do ouvido é importante para os canais auditivos e tem funções específicas, como prevenir infecções e manter a parte interna do ouvido hidratada, impedindo rachaduras e lesões.

Durante os processos de fala e mastigação, movimentamos as mandíbulas e colaboramos com a movimentação da cera em direção à parte externa do ouvido, onde ela resseca e cai, geralmente.

continua depois da publicidade

A cera do ouvido só causa problemas quando é produzida de maneira excessiva e provoca dor. Nesses casos, é importante consultar um médico otorrinolaringologista, mas, na maioria das vezes, simplesmente não há necessidade de remover a cera do ouvido, pois nossos canais auditivos são autolimpantes.

Como limpar os ouvidos, então?

Ainda que tenhamos a ideia de que cotonetes servem para fazer a limpeza do ouvido, não é bem assim. Os próprios fabricantes não indicam o produto para essa finalidade.

Ao usar o cotonete, acabamos empurrando a cera para a parte interna do ouvido. Em alguns casos, quando o cotonete é colocado muito para dentro, é possível até romper o tímpano, provocando sangramento, dor e perda temporária de audição.

continua depois da publicidade

A melhor maneira de limpar os ouvidos é, depois do banho, passar uma toalha na região, com a ajuda dos dedos. Não é preciso “escavar” o canal auditivo, mas só remover o excesso de cera que fica na parte externa do ouvido. Bem mais simples do que você imaginava, não é mesmo?

Só use gotas ou irrigação nos ouvidos se houver recomendação médica. Quando existe aquela sensação de “ouvido entupido”, pode haver acúmulo de cera na parte interna do ouvido, algo facilmente resolvido com lavagem interna, contanto que seja realizada por um profissional da área da saúde.

Outro ponto fundamental é ter cautela com os “tratamentos da moda”, como as velas e os cones, que podem causar danos nos tímpanos e queimaduras. Esses métodos não são comprovadamente eficazes, por isso é importante evitá-los.

continua depois da publicidade