Estas 5 bebidas podem desidratar o seu corpo e você não sabia

Algumas bebidas dão a sensação de matar a sede devido às condições em que são ingeridas, mas elas desidratam o corpo devido à quantidade de carga calórica que carregam.

Nem todas as bebidas ajudam a matar a sede, existem algumas que até fazem o efeito contrário, estimulando à perda de água das células. Desse modo, cerveja, refrigerante e até mesmo café são alguns exemplos de bebidas que tendem a nos desidratar.

continua depois da publicidade

Isso ocorre porque fornecem muitas calorias e nutrientes que o corpo não é capaz de processar, o que força as células a liberar água para o sistema digestivo para compensar a diferença de nutrientes entre esse sistema e o interior das células, causando desidratação.

Confira as principais bebidas que desidratam abaixo:

continua depois da publicidade

1. Refrigerante

Os refrigerantes contêm cafeína, que é a causa da desidratação; aliás, quantidades excessivas de açúcar e sódio também é ruim para os ossos e dentes.

A dica é trocar refrigerantes por água com gás se você gosta de carbonatação.

2. Cerveja

Beber qualquer tipo de cerveja remove a água dos tecidos, o que significa que você precisa beber ainda mais água para compensar os efeitos.

continua depois da publicidade

Como regra geral, quanto maior o teor alcoólico, mais desidratante será sua bebida. Então, se você quiser evitar a desidratação, beba uma cerveja leve e com baixo teor alcoólico.

3. Vinho e bebidas destiladas

Qualquer bebida com teor alcoólico superior a 10% é um desidratante. Nesse sentido, a maioria dos vinhos tem cerca de 12%, tornando-os melhores do que as bebidas destiladas (37%), mas piores do que a cerveja (4-5%). Portanto, é preciso consumi-las com moderação.

Além disso, você pode se manter hidratado bebendo sempre um copo de água para cada bebida alcoólica ingerida.

continua depois da publicidade

4. Café

Com moderação, o café não desidrata, conforme aponta um estudo de 2014 da Universidade de Birmingham. Contudo, depois que você passa da segunda xícara, seu corpo realmente começa a sofrer.
Assim, consumir mais de 200-300 miligramas de cafeína (a quantidade em 2-3 xícaras de café) pode levar à desidratação. Para se manter seguro, prefira a opção descafeinado ou limite-se a uma ou duas xícaras diárias.

5. Bebidas energéticas

Embaladas com cafeína, açúcares falsos e produtos químicos diversos, as bebidas energéticas não são a melhor escolha para se hidratar. Se você deseja consumir algo para obter energia, opte pelo chá natural.

Lembre-se que o equilíbrio é fundamental na escolha da sua alimentação, portanto, se tiver dúvidas sobre essas e outras bebidas que deseja consumir, consulte um nutricionista.

continua depois da publicidade