Está com azia? Confira 5 alimentos que ajudam a aliviar o sintoma

Muitos alimentos facilmente encontrados nos mercados e feiras ajudam no combate à sensação de queimação e também do refluxo.

A azia é aquela sensação de queimação intensa que sentimos na região estomacal devido à falta de contração da válvula do estômago. Isso faz com que o ácido gástrico escape para o esôfago. Os motivos para termos azia podem ser variados.

continua depois da publicidade

Vai desde à má digestão, estresse e gastrite até doenças gástricas mais graves que precisam de acompanhamento médico. Contudo, existem alimentos que podem aliviar a sensação de queimação e melhorar o baque que a azia dá no organismo.

1) Cenoura

Muito facilmente encontrada em qualquer mercado, a cenoura estimula a produção de células brancas, que ajudam o sistema imunológico. Sua característica anti-inflamatória ajuda o organismo a combater os sintomas da azia, má digestão e refluxo.

continua depois da publicidade

2) Limão

O limão pode ser ácido, mas quando consumido não piora a sensação de queimação. O que ocorre, na verdade, é que o alimento deixa o organismo mais equilibrado, mais alcalino. Assim, evita a produção em massa de ácido, resultante na azia.

3) Banana

Considerada um antiácido natural, a banana é perfeita para caso você esteja com sintomas agudos de azia e refluxo. Isso graças à substância chamada de leucocianidina, que aumenta a espessura do muco digestivo e neutraliza a acidez.

4) Maçã

Por ser rica em fibras, a maçã é uma aliada potente no combate à gastrite, azia e refluxo. Ela auxilia na regularização do intestino, além de ser cicatrizante, que também ajuda no alívio da sensação de queimação.

continua depois da publicidade

5) Mamão

Ricos em vitaminas A e C, o mamão é uma fruta recheada de cálcio, ferro, potássio, minerais, carotenoides e fibras. Juntos, ajudam a diminuir a sensação de queimação e mal-estar provocado pela azia.

Lembrando que o nosso artigo apresentado é de apenas cunho informativo. Caso esteja passando por algum mal-estar relacionando a azia, gastrite e refluxo, o ideal é procurar ajuda médica especializada, que o auxiliara no combate aos sintomas.