AstraZeneca tem eficácia de 93,6% contra variante gama em idosos, diz estudo

A pesquisa denotou que a aplicação das duas doses chega a uma proteção de, em média, 93,6%. Saiba mais detalhes.

Foi divulgada uma pesquisa, na última quinta-feira (28), que reuniu pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Espanha sobre a eficácia da AstraZeneca, vacina imunizante contra a COVID-19. Os resultados foram animadores.

continua depois da publicidade

Publicada através da revista científica Nature Communications, a pesquisa apontou que a vacina produzida no Brasil pela Fiocruz respondeu com alta eficácia e proteção contra a variante gama em pessoas acima dos 60 anos.

Essa pesquisa foi realizada em São Paulo e demonstrou de forma objetiva que cerca de 30% de proteção contra o resultado morte foi acrescido nos resultados pós-vacinação. Dessa forma, aumentam as chances de idosos não morrerem em decorrência do vírus, caso eles já tenham sido vacinados com as duas doses da vacina da AstraZeneca.

continua depois da publicidade

A pesquisa reforçou a busca por aqueles que ainda não tomaram a segunda dose e fazem parte dessa faixa etária. Conforme informações da revista científica, o estudo foi liderado por Julio Croda, pesquisador da Fiocruz em Mato Grosso do Sul.

A pesquisa objetivou, sobretudo, ter mais dados sobre a efetividade da vacina na população dentro dessa faixa etária nos países em que existe um alto índice de casos confirmados com a variante gama. Um dos critérios estabelecidos para escolher São Paulo como base das pesquisas é o fato de ser o maior índice populacional do país e que teve três picos da da COVID-19.

O estado teve, ao todo, 3,89 milhões de casos, resultando em 130 mil mortes. Esses dados foram contabilizados até 9 de julho. Até o fechamento desta matéria nesta sexta-feira (29/10) a variante gama teve um aumento na prevalência de 80,2% durante as duas últimas ondas da doença no estado paulista (entre março e maio de 2021).

continua depois da publicidade

Foram submetidos a testes 61.164 pessoas por meio do exame de RT-PCR. A metodologia compara pessoas que tiveram resultado positivo para a COVID-19 e outro mesmo número para pessoas que não testaram.

Nesse contexto, os testes mostraram que, em 28 dias, logo após procederem com a primeira dose, a efetividade da vacina era de 33,4% em comparação com a COVID-19 sintomática, que marcou 55,1%. A taxa de internação hospitalar ficou em 61,8% comparando com a morte entre idosos.

Numa segunda fase de testes após 14 dias da segunda dose, ficou notado que a efetividade avançou para a casa dos 77,9% em detrimento da doença sintomática, que ficou em 87,6%. A pesquisa denotou que a aplicação das duas doses chega a uma proteção de, em média, 93,6%.

continua depois da publicidade