Bambu da sorte atrai boas energias para sua casa; saiba cuidar da planta

Duas hastes do bambu da sorte trazem sorte no amor, três ê sinônimo de riqueza e felicidade, cinco simboliza entusiasmo e dez prosperidade.

O bambu da sorte (Dracena Sanderiana) é conhecido por trazer prosperidade, sorte e fortuna. Ele é muito utilizado no Feng Shui para atrair boas energias, mas também pode ser usado na decoração de ambientes.

continua depois da publicidade

Ele é originário da África, mas se popularizou no Oriente. Apesar do nome, a planta não é um bambu, pois pertence à família das Ruscaceae. A mesma da pata de elefante. Se desenvolve muito bem seja na água ou na terra.

Bambu da sorte e o Feng Shui

Para a técnica do Feng Shui, cada haste do bambu atribui um significado diferente à planta, por exemplo: duas hastes trazem sorte no amor, três ê sinônimo de riqueza e felicidade, cinco simboliza entusiasmo e dez prosperidade.

continua depois da publicidade

Além disso, caso o bambu da sorte seja um presente, esses efeitos são potencializados.

Como cuidar do bambu da sorte

O bambu da sorte exige poucos cuidados e vive facilmente dentro de casa, já que prefere sombra e claridade leve. Confira as dicas para que a planta tenha longevidade:

  • Luminosidade: o ideal é manter o bambu da sorte em meia-sombra ou sombra total; nunca em luz direta, já que o sol pode amarelar ou queimar as folhas.
  • Regas: a planta necessita de solo úmido, mas não encharcado, motivo pelo qual a rega deve ser intervalada. É importante que ela seja regada com água filtrada ou mineral, pois a da torneira pode enfraquecê-la.
  • Poda: quando as folhas começarem a crescer ou estiverem danificadas, significa que chegou a hora de fazer a poda. Para isso, deve ser utilizada uma pequena tesoura. A poda deve ser feita até a planta ficar com uma estética harmonizada.

Como cultivar a planta na água

Como já dito, o bambu da sorte pode ser cultivado tanto na água quanto na terra, apesar de preferir o ambiente molhado, já que a brota e a proliferação da planta acontece na água.

continua depois da publicidade

O cultivo do bambu da sorte na água pode ser feito em um vaso estreito ou em um vaso maior. Caso seja cultivado no vaso estreito, o ideal é manter as raízes sempre podadas, para evitar que a planta fique presa. Caso seja cultivado em um vaso maior, devem ser colocados pedriscos e a água deve ficar até a altura das pedras para que a planta fique firme.