Confira 6 formas eficientes para economizar o gás de cozinha

Para amenizar os impactos da alta, é que é possível economizar o seu gás através de algumas dicas importantes.

Um dos produtos que mais tiveram aumento no valor foi o gás de cozinha. Para amenizar os impactos da alta, é que é possível economizar o seu gás através de algumas dicas importantes. Analisamos tanto o gás encanado quanto o gás que vem em botijões de 13kg – nesse caso o mais comum no país.

continua depois da publicidade

É importante avaliar vários fatores que, juntos, contribuem para um gasto maior do seu gás e, muitas vezes. Listamos seis importantes dicas que devem ser observadas.

Abertura do registro

Essa dica é valiosa, pois muita gente não sabe. Deixar o registro até a metade ou acima um pouco, por sua vez, reduz a quantidade de gás que sai de seu botijão e, mesmo assim, não reduz o fogo que sai na boca de seu fogão.

continua depois da publicidade

Você libera menos gás sem perder a eficiência no cozimento de seus alimentos. Ao deixar o registro todo aberto, você queima muito mais gás do que deveria. Faça o teste em casa e veja se o registro até a metade ou pouco acima reduz o poder de fogo que sai no fogão.

Confira possíveis entupimentos pela cor do fogo

Às vezes, uma boca de fogão com certo entupimento, muitas vezes por restos de alimento ou gordura, é capaz de fazer com que seu gás seja gasto com maior desperdício. Para tanto, veja a cor do fogo, já que o normal é que fique completamente azul.

Quando o gás apresenta chamas amareladas ou alaranjadas, é sinal de que pode haver algum entupimento que provoca mais gastos e você não consegue economizar. Em alguns casos, o fogão fica emitindo um som nas chamas como se cortasse o gás aos poucos.

continua depois da publicidade

Evite abrir o forno toda hora quando ele estiver sendo usado

Nós temos a mania de ficar sempre abrindo o forno para acompanhar como está o processo. Mas, a cada vez que você abre o gás, ocorre gasto de uma quantidade significativa. Por isso, fique atento ao tempo estipulado para que asse seu alimento e evite abrir toda hora.

Use sempre panela de pressão em alimentos que demoram a cozinhar

Alimentos como feijão, carne e frango cozidos, entre outros, demoram muito tempo no cozimento para ficarem preparados. Uma das nossas dicas é utilizar sempre que possível a panela de pressão. Ela favorece o cozimento mais rápido e, com isso, você gasta menos tempo gastando gás.

A pressão dentro da panela faz com que a caloria seja muito maior.

continua depois da publicidade

Observe as correntes de ar

Uma janela ou porta próxima ao seu fogão é um dos maiores inimigos da economia. Correntes de ar podem entrar movimentando as chamas e fazendo com que elas sejam dispersas da panela, assim, demora muito mais tempo para o processo de cozimento.

Verifique em sua casa se o fogão está completamente longe de toda e qualquer corrente de ar que possa fazer as chamas do seu fogão ficarem dispersas do fundo da panela.

Evite panelas muito velhas com excesso de gordura no fundo

A panela muito velha e com o fundo com excesso de crosta de gordura, por exemplo, demora mais para ser aquecida o bastante para o cozimento mais rápido dos alimentos. Por isso, evite usar esse tipo de panela em seu fogão a gás, preferindo assim panelas mais novas.

continua depois da publicidade