Quem tem direito ao ID Jovem, que oferece meia-entrada em eventos?

A ID Jovem consiste em um documento oferecido pelo programa social do Governo Federal, garantindo aos jovens brasileiros de baixa renda acesso a uma série de benefícios.

A Identidade Jovem, conhecida como ID Jovem, consiste em um programa assistencial do Governo Federal para atender os jovens brasileiros socialmente vulneráveis.

continua depois da publicidade

Com o documento, é possível acessar a meia-entrada para eventos culturais, artísticos e esportivos, mas também descontos em viagens interestaduais.

Em alguns casos, pode-se obter assentos em ônibus interestaduais de maneira gratuita. Por via de regra, o programa é regulamentado através do Estatuto da Juventude, com lançamento em março de 2016.

continua depois da publicidade

Além disso, os beneficiários podem obter isenção da taxa da carteira estudantil, pois a ID Jovem não funciona da mesma forma. Saiba mais a seguir:

Quem tem direito à ID Jovem?

Atualmente, a ID Jovem atende mais de 260 mil jovens no Brasil mensalmente, com coordenação pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Para solicitar o documento, é necessário atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

  • Estar inscrito no CadÚnico com informações atualizadas há pelo menos dois anos;
  • Possuir renda familiar mensal per capita de até 2 salários mínimos;
  • Ter entre 15 e 29 anos, mesmo não sendo estudante.

Como apresentado anteriormente, a ID Jovem não é a mesma coisa que o Documento Nacional Estudantil (DNE), pois não exige que o cidadão esteja vinculado a alguma instituição de ensino para ser solicitada.

continua depois da publicidade

O cadastro está disponível gratuitamente no aplicativo do programa, disponível para Android e iOS. No momento do cadastro, o solicitante deve informar o nome completo, data de nascimento e também nome da mãe.

É importante apresentar algum documento oficial com foto para comprovação da identidade, como o RG ou CPF. Em casos de dúvida ou necessidade de atendimento personalizado, a ID Jovem oferece canais de contato através do site oficial.