Prova de vida do INSS será automática em 2023; veja o que muda

Com isso, os beneficiários do órgão previdenciário não precisarão mais comparecer a uma agência bancária ou acessar o aplicativo Gov.br para comprovar que estão vivos.

Para os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), há uma novidade.

continua depois da publicidade

A partir do ano que vem, a prova de vida será feita de forma automática, ou seja, eles não vão mais precisar se deslocar a uma agência bancária ou acessar o aplicativo do Gov.Br para comprovar que estão vivos para, assim, continuarem recebendo seus benefícios.

Como será feita a prova de vida automática em 2023?

A prova de vida automática será feita pelo próprio INSS, por meio de um cruzamento de dados de seus beneficiários. Nesse cruzamento, o instituto irá verificar se o beneficiário possui algum ato registrado em sua base de dados ou em outros cadastros do governo federal.

continua depois da publicidade

O que o INSS irá considerar como prova de vida a partir de 2023?

O INSS irá considerar válido como prova de vida: o comprovante de votação nas eleições, consulta feita no Sistema Único de Saúde, emissão ou renovação de passaporte, registro de vacinação, envio de declaração de Imposto de Renda, documento de identidade ou carteira de motorista, entre outros.

O órgão previdenciário também irá considerar como de prova de vida o acesso ao aplicativo ou ao portal Meu INSS, porém somente se o seu beneficiário ter um cadastro na plataforma Gov.br com selo ouro.

O atendimento presencial realizado em uma das agências da Previdência Social também será um meio válido para comprovar que o beneficiário está vivo. Além disso, a contratação ou renovação de empréstimo consignado também será levada em conta, desde que a transação seja realizada a partir de reconhecimento biométrico.

continua depois da publicidade

O INSS irá considerar como prova de vida até o mesmo a atualização do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o alistamentos militar para jovens pensionistas.