Saiba como é possível tirar a 2º via do RG em 2022

O documento é a identidade de cada indivíduo registrado no Brasil e é a base para tirar outros documentos importantes no país.

O Registro Geral, ou RG, é considerado o documento mais importante do cidadão brasileiro. Ele é a identidade de cada indivíduo registrado no Brasil e é a base para tirar outros documentos importantes no país, como passaporte, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e título de eleitor.

continua depois da publicidade

Para tirar a identidade, não há uma idade mínima. Por esse motivo o documento pode ser emitido por recém-nascidos. Uma vez feita a identidade, o cidadão precisa atualizá-la a cada 10 anos, período de sua validade. Essa regra é válida somente para pessoas com até 60 anos de idade.

Dada a sua importância, ao não ter a sua identidade em mãos, seja por roubo, invalidez ou perda, o cidadão pode passar por algumas dificuldades, como não conseguir se cadastrar em um programa social do governo federal, por exemplo.

continua depois da publicidade

Então, se você perdeu, teve seu RG roubado ou ele ficou inválido recentemente, saiba que é fundamental tirar uma 2ª via do documento. Caso não saiba como fazer isso, confira, abaixo, o passo a passo que preparamos para facilitar a sua vida.

Como faço para tirar a 2ª via do meu RG em 2022?

Para tirar a 2ª via do RG, você precisa solicitar o serviço na Secretaria de Segurança Pública do seu estado, em algum posto da Polícia Civil da sua cidade ou ainda em serviços de atendimento ao cidadão de onde mora.

Vale destacar que, em alguns estados, essa solicitação pode ser feita pela internet ou por meio de um aplicativo. Por isso, a dica é verificar se o seu estado oferece essa possibilidade. Ao emitir a 2ª da sua identidade, você precisa estar munido de alguns documentos. Veja abaixo quais são eles:

continua depois da publicidade
  • Certidão de nascimento. Pode ser a certidão original ou cópia simples;
  • CPF original ou o comprovante de inscrição da Receita Federal. Isso se você desejar que o número do documento apareça no seu novo RG;
  • Certidão de casamento original ou cópia simples, se você for casado;
  • Cartão do Cidadão original, caso você queira que o número apareça na 2ª via do RG. Se não, esse número pode ser substituído pelo o do PIS ou Pasep.

Para os casos de roubo ou furto, será necessário levar o Boletim de Ocorrência (BO) original ou cópia simples. Além desses documentos, você deve levar duas fotos 3X4 recentes. A depender do seu estado, elas podem ser tiradas no momento da emissão da 2ª via do RG.

Devo pagar alguma taxa para tirar a 2ª via do meu RG?

A resposta é sim. A taxa para emitir a segunda via da identidade varia de acordo com a cidade e o estado.

Há casos em que posso ficar isento de pagar a taxa de 2ª do RG?

Sim, em alguns casos há a isenção dessa taxa. Um deles é quando há roubo ou furto. Nesses casos, é preciso apresentar o BO para ficar isento do pagamento da taxa.

continua depois da publicidade

Homens com idade acima de 65 anos e mulheres com idade acima de 60 anos também têm direito à isenção da taxa de 2ª via do RG.

Caso precise emitir a 2ª via da identidade por erro de digitação no documento, você fica isento da taxa. Mas, desde que a solicitação da nova via aconteça no prazo de 90 dias após a emissão da 1ª via com o erro.

Vale notar que cada estado pode ter uma regra específica para conceder a isenção da taxa de emissão da 2ªvia do RG.

continua depois da publicidade