Quais são as 5 cidades mais antigas de todo o Brasil? Veja lista completa

As primeiras cidades surgiram quando o país se tornou colônia de Portugal.

O Brasil foi descoberto pelos portugueses no ano de 1500. Trinta anos depois, ele passou a ser colônia de Portugal. Nessa mesma época, surgiram as primeiras cidades do país, fundadas pelos colonizadores portugueses com o objetivo de defender o território em relação aos colonizadores de outros países.

continua depois da publicidade

Mas, você saberia dizer quais foram as primeiras cidades fundadas e, portanto, as mais antigas do país? Se não, você precisa conferir, a seguir, a lista com as 5 cidades mais antigas de todo o Brasil.

1º: Cananeia (SP)

Uma das cidades mais antigas de todo o Brasil é Cananeia, situada no estado de São Paulo. Acredita-se que ela tenha sido fundada em 12 de agosto de 1531, por Martim Afonso da Silva.

continua depois da publicidade

No entanto, por não ter sido encontrado documentos históricos que comprovem tal feito, historiadores consideram São Vicente a cidade mais antiga de todo o Brasil.

Hoje, Cananeia é reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Em seu centro histórico é possível ver casas do período colonial que ainda estão preservadas.

2º: São Vicente (SP)

Localizada no litoral de São Paulo, São Vicente é considerada oficialmente a cidade mais antiga de todo o Brasil. Ela foi fundada em 22 de janeiro de 1532, por Martim Afonso da Silva. Nela, o colonizador construiu sua residência, local que hoje é considerado o marco zero do Brasil.

continua depois da publicidade

3º: Igarassu (PE)

Igarassu foi fundada em 9 de março de 1535, por Duarte Coelho. Considerada a cidade mais antiga de Pernambuco, Igarassu é o local onde está situada a igreja católica mais antiga do país, a Igreja dos Santos Cosme e Damião, que começou a ser construída em 1535.

4º: Olinda (PE)

Outra cidade considerada uma das cidades mais antigas de todo o Brasil é Olinda. Fundada em 12 de março de 1535, por Duarte Coelho, a cidade é Patrimônio Histórico e Cultural da UNESCO. Hoje, ela é reconhecida como uma das cidades coloniais mais preservadas do país.

Em seu centro histórico, é possível conhecer, por exemplo, o Convento de São Francisco, construído em 1585; a Catedral da Sé, construída entre os anos de 1537 e 1540; e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda, construída também no século 16.

continua depois da publicidade

5º: Vila Velha (ES)

Situada no estado do Espírito Santo, Vila Velha foi fundada em 23 de maio de 1535, por Vasco Fernandes Coutinho.

Além das belas praias, a cidade chama a atenção por suas construções históricas, como o Convento Nossa Senhora da Penha, considerado um dos santuários religiosos mais antigos do país.