Por que o gás hélio deixa a voz fina? Essa brincadeira é perigosa?

Muitas crianças concordam: inalar o ar de um balão de hélio trará boas risadas, mas esse hábito é realmente seguro para a saúde? Leia e descubra a seguir.

Em muitas festas infantis, que são marcadas por aspectos como bolo, brincadeiras e diversão, costumamos encontrar gás hélio para ser inalado como forma de entretenimento.

continua depois da publicidade

De modo geral, o objetivo é modificar a voz para que os outros se divirtam. Mas por que esse gás altera a voz? Afinal ele é ou não prejudicial à saúde? Vamos saber mais a seguir.

Por que nossa voz muda ao inalar gás hélio?

O hélio é um elemento mais leve que o próprio oxigênio. É o segundo elemento mais comum que podemos encontrar em nosso planeta, e até mesmo nosso próprio corpo contém pequenas doses de hélio. Apesar disso, esse gás é bastante usado em festas infantis para mudar a voz dos animadores. Sabe por que isso acontece?

continua depois da publicidade

Quando falamos, o ar sai dos pulmões, passa pela laringe e atinge o fundo, fazendo vibrar as cordas vocais. A vibração das cordas altera as moléculas de ar do trato vocal, gerando frequências ressonantes.

A vibração das cordas influencia o pitch vocal, e a manipulação do trato vocal permite que diferentes sons sejam produzidos. Ao inalar o gás hélio, você muda o timbre da sua voz, pois suas moléculas são mais leves que o ar e permitem que o som viaje mais rápido e mude de ressonância.

É perigoso inalar gás hélio?

O hélio é considerado um gás não tóxico. O problema é quando você faz essa atividade constantemente ou inala uma grande quantidade do produto químico, que é bastante perigoso.

continua depois da publicidade

Para começar, sua inalação causa o deslocamento de oxigênio dos pulmões. Quando isso acontece, pode causar sufocamento e, em casos graves, danos cerebrais devido à falta de suprimento de oxigênio para o cérebro.

Além disso, em casos muito extremos de inalação, nosso corpo pode sofrer uma hemorragia pulmonar, comum se a inalação ocorrer diretamente do bocal do tanque de alta pressão.

Por isso, é aconselhável engolir o hélio por fora do bocal de pressão, pois assim não terá tanta força a ponto de entrar em nosso corpo em grandes quantidades.

continua depois da publicidade

Lembre-se que em caso de acidentes com esse elemento, busque ajuda médica imediata.