Tatuagem: quais áreas do corpo mais doem?

As tatuagens doem mais em algumas partes do corpo do que em outras: saiba quais são as áreas mais dolorosas antes de você decidir perfurá-las com agulha e tinta.

Se você está pensando em fazer sua primeira tatuagem, pode estar preocupado com a possibilidade de doer. Dessa forma é interessante que antes de decidir você conheça as áreas em que as tatuagens causam mais ou menos dor.

continua depois da publicidade

Em suma, as partes do corpo com menos gordura e pele mais fina são as piores escolhas se você não tem uma alta tolerância ao sofrimento.

Em relação à dor de uma tatuagem, basicamente é como uma queimadura ou corte, ou seja, para que a tinta se aloje na camada da derme, a agulha da máquina de tatuagem deve penetrar na pele até esse ponto profundo. Veja a seguir os piores locais do corpo para fazer uma tatuagem se você não quer sentir muita dor.

continua depois da publicidade

9 partes do corpo onde mais dói fazer uma tatuagem

1. Cabeça

Poucos se atrevem a tatuar a cabeça, mas os que o fazem concordam que é uma área muito dolorosa de suportar. Se você tocar sua cabeça, verá que quase não há tecido mole e que, ao contrário, é uma superfície dura com muitas terminações nervosas.

Desse modo, ao passar a máquina e tatuar na cabeça, você notará uma vibração constante, que provavelmente lhe causará, além do sofrimento do momento, uma forte dor de cabeça posteriormente. A área atrás das orelhas também está incluída na área da cabeça, que é tatuada por muito mais pessoas, mas que é igualmente dolorosa.

2. Joelhos e cotovelos

Pouca pele, pouco músculo, nenhuma gordura e muitas articulações. Joelhos e cotovelos têm a combinação perfeita de fatores para ser uma das áreas mais dolorosas para se fazer uma tatuagem. O nível de dor é o mesmo nessa área e nas partes internas das duas articulações porque elas têm muitas terminações nervosas.

continua depois da publicidade

3. Costelas

Também é uma das áreas que tanto os tatuadores quanto os clientes dirão que dói muito. E isso porque é uma área em que existe apenas uma camada muito fina de pele e tecido muscular.

Portanto, quando um tatuador passar a máquina sobre ela, você sentirá diretamente as perfurações nas costelas e, para muitos, pode ser uma dor bastante incômoda. Assim, essa talvez seja uma das áreas de maior dor e sofrimento ao fazer uma tatuagem.

4. Dorso e sola do pé

O dorso é uma área com uma camada muito fina de pele e pouco tecido muscular que vai aumentar a sensação de dor. Por outro lado, fazer uma tatuagem na sola do pé é uma opção apenas para os mais corajosos que não têm cócegas na região, porque senão é impensável. Além disso, a sola do pé é um aglomerado de terminações nervosas que vão aumentar a sensação de dor.

continua depois da publicidade

5. Tornozelo

O tornozelo é praticamente osso, por isso dói muito. No entanto, tatuar no tornozelo não é o mesmo que fazer na área ao redor, acima ou abaixo.

Em outras palavras, se você quiser fazer uma tatuagem no tornozelo ou próximo a ele, a dor será acessível, mas se você quiser fazer logo em cima, vai doer muito mais.

6. Peito

Se pensa tatuar a zona do tronco, deve saber que existem duas zonas muito diferentes em termos de sensação de dor. O mais doloroso é o esterno, ou seja, a parte do meio do peito que desce até a boca do estômago.

continua depois da publicidade

Então se você deseja fazer uma tatuagem nessa área, vai doer porque quase não tem tecido muscular e você vai sentir como a máquina desliza sobre o osso. A outra área, a dos peitorais, dói menos porque há mais tecido muscular.

7. Coluna vertebral

Assim como no esterno, a mesma coisa acontece nessa área. Se você deseja fazer uma tatuagem vertical seguindo a linha da coluna vertebral, notará como o tatuador irá mover a agulha em cada disco das vértebras, o que aumentará a dor.

8. Palma da mão

Assim como a sola do pé, as palmas das mãos possuem muitas terminações nervosas, que aumentam a sensação de dor.

9. Área da virilha e parte interna da coxa

Por fim, essas são áreas muito sensíveis com pele fina, sendo uma das mais dolorosas para tatuar. E o mesmo vale para a área logo abaixo das nádegas, em direção à parte interna da coxa.