Durma no escuro! Confira 4 grandes benefícios relacionados à prática

Vivemos em meio a uma abundância de fontes de luz artificial, e, durante o sono, mesmo uma pequena quantidade de luz tem um efeito perceptível na resposta do nosso corpo.

O nosso corpo precisa dormir para se recuperar e poder funcionar corretamente. Desse modo, dormir bem é sinal de saúde e bem-estar, e ainda promove maior qualidade de vida. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a iluminação do ambiente durante o sono, ou seja, se devemos dormir com alguma quantidade de luz ou na completa escuridão.

continua depois da publicidade

Sobre isso, um estudo investigou a ligação entre a exposição à luz durante o sono e os riscos à saúde. De acordo com a pesquisa, dormir exposto a qualquer tipo de luz, mesmo fraca, está associado a uma maior probabilidade de obesidade, diabetes e hipertensão (pressão alta).

A luz é o principal sincronizador do ritmo circadiano. Esse ritmo pode ser alterado pela luz durante o sono e, portanto, por qualquer processo fisiológico relacionado ao ritmo. Veja a seguir os principais benefícios de dormir no escuro.

continua depois da publicidade

1. Menor risco de câncer

A secreção de melatonina, hormônio que, além de ajudar a adormecer, representa um aliado na manutenção de um estado saudável, é associado a um menor risco de câncer e outras doenças.

2. Controle da diabetes

A melatonina também ajuda a controlar o diabetes, pois aumenta a secreção de insulina e diminui os ácidos graxos livres.

Assim, a escuridão da noite favorece a produção desse hormônio, razão pela qual os pesquisadores acreditam que dormir completamente no escuro pode ajudar a controlar o diabetes associado à obesidade.

continua depois da publicidade

3. Menos riscos de problemas de saúde mental

Outro estudo analisou um grupo de 863 pessoas, com idade média de 71 anos, dividida em dois grupos: um que dormia em escuridão profunda e outro com luzes acesas.

O grupo que dormiu no escuro (710 pessoas) não teve alterações em seus ritmos circadianos. Isso significa que não houve grandes alterações físicas, mentais e comportamentais decorrentes das condições a que foram expostos.

4. Promove maior relaxamento e descanso

A escuridão permite um relaxamento total e um melhor descanso. Isso é verdade, especialmente para os olhos, que são postos à prova ao longo do dia pelas inúmeras telas que usamos como telefone, computador ou televisão.

continua depois da publicidade

Por fim, dormir no escuro promove diversos benefícios para a saúde, mas em caso de insônia e outros problemas relacionados ao sono, consulte um médico.