Para que serve o Pilates? Confira os principais benefícios ao adotar a prática

Existem seis princípios básicos no Pilates que são determinados pela concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez.

Desde que foi desenvolvido na Alemanha, nos idos anos 20, o Pilates se popularizou e se tornou uma prática de exercícios individuais que já conquistou o mundo. O nome vem de seu desenvolvedor, Joseph Pilates, que entendeu que o core é o centro de gravidade do corpo e, fortalecendo-o através de exercícios específicos, estaríamos mantendo o equilíbrio e bem estar de nosso corpo.

continua depois da publicidade

Ao ser desenvolvido, o Pilates era inicialmente denominado de “Contrologia”. Isso porque evoca o poder da mente sobre nosso corpo e traz os benefícios à saúde e nosso estado de tranquilidade e equilíbrio. Existem seis princípios básicos no Pilates que são determinados pela concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez.

Com a combinação destes fatores conseguimos o controle necessário para os comandos necessários que influenciarão diretamente em nosso corpo e mente.

continua depois da publicidade

Principais benefícios do pilates

A prática de Pilates é indicada por médicos para diversas situações, haja vista que possui eficácia comprovada nas seguintes situações:

Desenvolve aumento da resistência física

Por trabalhar vários músculos do nosso corpo ao mesmo tempo, o Pilates consegue aumentar nossa resistência física e alcança músculos não trabalhados e os que são movidos diariamente. O corpo passa a entrar numa prática comum a todos os músculos importantes e desenvolve sua resistência.

Age diretamente no músculo do abdômen

Através dos exercícios de Pilates, é possível promover o exercício desse músculo. É importante que, aliado a isso, você mantenha uma boa dieta e não perca o ritmo dos treinos de pilates.

continua depois da publicidade

Ajuda no processo de emagrecimento

Para ajudar no processo de emagrecimento, o Pilates precisa ser realizado de forma que faça uma junção do exercício específico com a aeróbica. Não muito diferente, deve-se manter uma prática de alimentação saudável com dieta específica.

Aumenta flexibilidade do corpo

Um sério problema que muitos de nós desenvolvemos atualmente é a falta de flexibilidade no corpo. Muitos de nós passam horas e horas trabalhando em frente ao computador e nossa circulação tende a diminuir e, igualmente, bombeiam pouco sangue e pouco se movimentam os músculos. Através das técnicas de Pilates, é possível conseguir mais flexibilidade para o corpo.

Corrige postura

Problemas de postura podem gerar desconfortos futuros em nossa coluna. Muitas pessoas procuram as técnicas de Pilates para corrigirem esse tipo de problema. Através de exercícios de reabilitação no Pilates, essas áreas que precisam de correção postural são trabalhadas.

continua depois da publicidade

Melhora a respiração

Outra procura muito grande pelo Pilates se dá por conta de sua capacidade de fazer com que nossa respiração melhore. Com uma respiração melhor, nos sentimos até mais dispostos e melhoramos nossa qualidade de vida.

O Pilates trabalha no controle da respiração, fazendo com que os músculos responsáveis pelo diafragma sejam trabalhados.