Um shampoo para cada tipo de cabelo: será que faz diferença mesmo?

Cuidar dos seus cabelos é uma tarefa bem mais complexa do que parece; entenda mais a respeito dos tipos de fio e suas necessidades.

Escolher o shampoo certo entre todas as opções que você encontra pode ser uma tarefa confusa e difícil, pois as opções são infinitas. Além disso, muitas pessoas acreditam que o tipo de cabelo não influencia na escolha desse item.

continua depois da publicidade

No entanto, cada shampoo se diferencia de acordo com a estrutura de cada cabelo, teor de umidade e produção de sebo. A maioria destes produtos beneficiam o tipo de cabelo para o qual foram concebidos.

Embora sua embalagem atraente chame a atenção, os critérios mais importantes na hora de escolher um shampoo são os ingredientes e a composição adequados ao seu tipo de cabelo. Portanto, conhecendo o seu tipo de cabelo e o que ele precisa, a escolha será mais fácil.

continua depois da publicidade

Como escolher o shampoo ideal para o seu cabelo?

Antes de tudo, você deve conhecer as características do seu cabelo, e para isso deve prestar atenção ao couro cabeludo, e não apenas ao fio. Assim, você saberá se ele é normal, seco ou oleoso.

O cabelo normal é identificado porque a raiz é brilhante e precisa ser lavada dia sim, dia não. Nesses casos, são recomendados shampoos hidratantes. Já o cabelo seco não tem brilho, é opaco e sem movimento. Para esse tipo de fio, recomenda-se produtos nutritivos que vão ajudar a repor os lipídios.

Por fim, se você lava o cabelo pela manhã e depois de algumas horas ele aparenta estar sujo, seu couro cabeludo é oleoso e você deve escolher produtos específicos para cabelos oleosos, que geralmente não incorporam óleos ou condicionadores.

continua depois da publicidade

Quando trocar o shampoo?

Por fim, vale lembrar que o uso do mesmo shampoo deve ser contínuo. Contudo, quando as circunstâncias do nosso cabelo mudam é preciso fazer a troca, por exemplo, se pintarmos o cabelo ou fizermos mechas, é aconselhável optar por xampus específicos para evitar os danos que a tintura costuma causar ao cabelo, como ressecamento ou quebra.

Da mesma forma, se notarmos que o cabelo cai mais ou possui caspa, devemos usar um shampoo antiqueda e anticaspa. Por fim, em caso desses problemas serem recorrentes e não desaparecerem com a troca do shampoo, consulte um especialista.