7 alimentos que garantem mais energia e disposição para o corpo

Veja, em nossa matéria, quais alimentos você precisa comprar quando for à feira.

Não é novidade que uma alimentação equilibrada é essencial para manter uma boa saúde, e isso vale também quando pensamos em fatores como disposição e energia. Dar preferência a alimentos naturais, evitar produtos ultraprocessados, consumir bastante água e tentar montar pratos coloridos são medidas excelentes, mas alguns alimentos em específico precisam ser lembrados.

continua depois da publicidade

1. Banana

A banana é uma queridinha da boa alimentação, e um dos motivos para isso está no fato de que ela é uma ótima fonte de triptofano, uma substância que ajuda a equilibrar os níveis de serotonina. A relação entre serotonina e disposição se dá porque ela é um neurotransmissor relacionado ao humor, ao sono e à saúde mental.

Para melhorar, a banana é rica em potássio, elemento fundamental para a saúde muscular, o que influencia diretamente na disposição.

continua depois da publicidade

2. Chá verde

Assim como o café, o chá verde é uma fonte de cafeína, substância termogênica que acelera o metabolismo e nos deixa mais dispostos. Além disso, o chá verde também é conhecido por impulsionar a produção de serotonina e dopamina.

3. Aveia

A aveia é um produto integral que proporciona a sensação de saciedade e ajuda a regular os níveis glicêmicos do sangue. Para melhorar, a aveia é rica em vitaminas do complexo B, que estão diretamente relacionadas à sensação de disposição e energia.

4. Chocolate amargo

Eita, que alegria saber que o chocolate faz bem à saúde. A explicação tem a ver com os antioxidantes e também com a cafeína, presentes na versão amarga dessa delícia.

continua depois da publicidade

Alimentos ricos em antioxidantes ajudam a retardar os processos de envelhecimento do corpo e melhoram a saúde cardíaca; a cafeína, como você já sabe, proporciona sensação de alerta e disposição.

5. Batata-doce

A batata-doce é um alimento extremamente saudável. Rico em minerais como ferro e magnésio, além das vitaminas C e D, esse tubérculo é eficiente demais quando pensamos em aumentar nossos níveis de energia.

6. Ovos

Ovos são outro exemplo de alimentos nutricionalmente porretas. Com altas concentrações de ferro, proteína e colina, eles nos deixam com energia por bastante tempo e melhoram nossas funções cerebrais.

continua depois da publicidade

7. Açaí

Eis outro queridinho dos brasileiros. O açaí é uma fonte de gorduras saudáveis, que ajudam a controlar a pressão e os níveis de colesterol. Rico em vitaminas C e do complexo B, ele tem função antioxidante e eleva seus níveis de energia.

E aí, que tal inserir esses alimentos em sua dieta hoje mesmo e testar a eficácia? Pode ter certeza de que os resultados serão positivos.