Qual é realmente o horário ideal para tomar sol no dia a dia? Descubra

Tomar sol traz diversos benefícios para a nossa saúde, como melhora na produção de vitamina D e aumento da serotonina, que traz a sensação de bem-estar.

O sol é essencial para o fortalecimento dos nossos ossos e responsável por trazer melhorias em nosso corpo e uma maior disposição no dia a dia. No entanto, saber escolher o melhor horário para tomar sol é uma medida extremamente importante.

continua depois da publicidade

Em suma, ficar exposto ao sol por longos períodos e sem a utilização de protetor solar, é prejudicial à saúde, pois a forte radiação solar em horários inadequados pode levar desde o aparecimento de manchas na pele, a problemas graves como o câncer de pele.

Veja a seguir a forma adequada de tomar sol diariamente:

continua depois da publicidade

Melhor horário para tomar sol

O horário recomendado para tomar sol é antes das 10 horas da manhã e a partir das 16 horas da tarde, em que a incidência dos raios UVB são mais leves e menos prejudiciais à saúde da nossa pele.

Dessa forma, nesses horários é possível a absorção da vitamina D que influencia em todo o funcionamento do nosso organismo e inclusive traz melhorias no sistemas imunológico e cardiovascular.

Além disso, dependendo da tonalidade de sua pele, o tempo de permanência mais adequado para permanecer no sol no horário recomendado, é de 15 a 30 minutos sem o uso de protetor solar, e após esse período você deve utilizá-lo.

continua depois da publicidade

Com efeito, é importante cumprir com essas determinações para evitar queimaduras, descamação, envelhecimento precoce entre outras doenças na pele.

Recomendações importantes

Além de saber sobre o melhor horário para tomar sol, é essencial entender que no período adequado você deve manter o seu corpo bem exposto, com os membros, a face e o pescoço descobertos.

Ainda, é importante que estando exposto ao sol você se mantenha hidratado bebendo bastante água e consumindo frutas e outros alimentos saudáveis.

continua depois da publicidade

Por fim, após os horários recomendados ou se sua pele for sensível, utilize sempre protetor solar diariamente com reaplicação do produto a cada duas horas pelo menos; assim como, utilize acessórios, como óculos escuros e chapéu para uma maior proteção da sua pele.

Para maiores esclarecimentos, busque a ajuda de um profissional especializado.