Um tipo específico de aracnídeo pode “residir” em nossos cílios; veja qual

A maioria das pessoas não os percebe, porém eles estão presentes na poeira da casa, em muitos tecidos e até no rosto e nos folículos capilares.

Muito do que é incrível no corpo humano devemos às bactérias e outros seres incompreendidos que nos habitam. Alguns dos mais curiosos são, sem dúvida, os ácaros.

continua depois da publicidade

À primeira vista são seres imperceptíveis, aliás são pequenos aracnídeos, ou seja, primos em primeiro grau de aranhas e escorpiões.

Desse modo, o minúsculo aracnídeo que pode habitar nossos cílios e couro cabeludo é chamado, especificamente, Demodex. E embora seja raro encontrá-lo em crianças, à medida que o ser humano envelhece, a probabilidade de carregá-los aumenta.

continua depois da publicidade

Na verdade, de acordo com um estudo, aos 70 anos, há 100% de chance de você ter uma população demodex em seu rosto.

Características

Esses organismos medem cerca de 0,3 mm de comprimento, são encontrados nos folículos pilosos do rosto e mamilos, além dos cílios. Eles se alimentam do sebo (gordura) que o organismo libera naturalmente pelos poros.

Além disso, eles têm uma expectativa de vida curta: apenas duas ou três semanas, no máximo. Ao se desprenderem do corpo em que habitam, eles morrem, e em temperaturas altas também.

continua depois da publicidade

No entanto, eles estão muito bem adaptados e possuem maneiras de perpetuar sua espécie frágil: os ovos que põem têm a capacidade de vegetar e, nesse estado, podem ficar em lençóis, travesseiros ou roupas por algum tempo à espera de novos folículos para abrigar-se.

Problemas relacionados

Os ácaros demodex e os seres humanos podem viver em perfeita harmonia, ou seja, em geral não causam nenhum problema quando em pequena quantidade.

Contudo, uma superpopulação dessas criaturas pode causar reações inflamatórias no corpo e doenças da pele, como foliculite e rosácea. Além disso, alguns casos de otite externa, ceratite e ceratoconjuntivite também foram relacionados ao demodex.

continua depois da publicidade