5 ações simples para evitar os sintomas de Burnout no dia a dia

As ações simples para evitar os sintomas de burnout no cotidiano são práticas de autocuidado e atenção consigo mesmo, para evitar o esgotamento mental e físico.

A síndrome de Burnout consiste em um esgotamento proveniente de períodos de estresse prolongados no trabalho, envolvendo fadiga física e mental. Neste sentido, existem algumas ações simples para evitar os sintomas de burnout no dia a dia, mas nem todas as pessoas conhecem essa enfermidade e suas consequências.

continua depois da publicidade

No geral, quem está se sentindo esgotado mentalmente e fisicamente deve procurar ajuda médica especializada para tratamento ou prevenção de enfermidades mais graves. Sendo assim, essa matéria tem propósito meramente informativo, e não substitui o acompanhamento profissional. Confira mais a seguir:

5 ações simples para evitar os sintomas de Burnout no dia a dia

1) Preste atenção nas suas reações

Esteja atento aos sinais do seu corpo, porque podem ser um sinal de que há um problema sério. Caso sinta-se irritado constantemente, tenha problemas para dormir, ansiedade ou baixa imunidade, talvez seja o momento de buscar ajuda médica.

continua depois da publicidade

2) Peça ajuda

Se você estiver se sentindo sobrecarregado com as atividades, peça ajuda para os seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Dividir as funções permite que você foque mais no seu bem-estar.

3) Respeite os seus limites

Não tente ir além do que você consegue, e ofereça o seu melhor dentro das possibilidades que possui. Dessa forma, evite atender a todos os pedidos e aprenda a dizer não, pois muitas vezes estará dizendo sim para si mesma.

4) Tenha uma rede de apoio

A rede de apoio é composta por pessoas confiáveis e queridas que podem te ajudar nos momentos de dificuldade e nas crises. Portanto, estabelece relações dessa natureza para dividir o peso do cotidiano.

continua depois da publicidade

5) Cuide de si mesmo

Ainda que o trabalho seja importante, é fundamental ter tempo para realizar atividades físicas, se alimentar corretamente e também descansar. Priorize o lazer e o descanso tanto quanto as suas demandas diárias.