Como não ser dominado pelas próprias emoções? Veja 5 dicas

Ter controle emocional não é uma tarefa simples, mas as dicas a seguir facilitarão esse processo.

Se você interagir com uma criança pequena, com mais ou menos três anos de idade, vai perceber que ela não consegue filtrar ou esconder emoções. Basta que uma bola de massinha caia no chão ou que a criança não consiga tirar uma blusa sem ajuda para que ela exploda.

continua depois da publicidade

Os rompantes de raiva em crianças acontecem porque essa é uma resposta absolutamente natural do corpo em ocasiões de frustração ou cansaço extremo (a criança está sem tirar a soneca da tarde? Melhor nem chegar perto).

Esse ato de explodir, jogar as coisas contra a parede ou fechar a cara é natural e saudável quando falamos de crianças. E é saudável justamente porque elas não têm maturidade emocional para lidar com esses sentimentos ruins. Mas, e você, tem essa maturidade?

continua depois da publicidade

Como controlar nossas emoções

Quando nos tornamos adultos, não é mais tolerável perder o controle, arremessar objetos ou brigar com quem estiver perto. Se você tem dificuldades em controlar suas emoções, tente seguir estas dicas:

Nomeie suas emoções

Quando estiver com sobrecarga emocional, tente respirar fundo e identificar suas emoções. É raiva? Medo? Ciúme? Quando nomeamos o que sentimos, conseguimos lidar melhor com esse sentimento e evitamos tomar atitudes impulsivas.

Busque autoconhecimento

A melhor maneira de buscar autoconhecimento é por meio da psicoterapia. Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, ir ao psicólogo não é algo necessário apenas para tratar doenças mentais ou episódios traumáticos.

continua depois da publicidade

Exerça a empatia

O conceito de empatia é amplo e, inclusive, alguns pesquisadores dizem ser impossível se colocar no lugar do outro, já que cada experiência de vida interfere na forma como enxergamos a situação. Sendo isso verdade ou não, é importante você pelo menos se lembrar de que as histórias costumam ter pelo menos dois lados.

Acolha o que for negativo

Às vezes, temos medo de sentir emoções negativas e acabamos empurrando esses sentimentos para baixo do tapete. Lembre-se, no entanto, de que sempre haverá coisas ruins e boas na sua vida. Sinta o que for negativo também, veja se há alguma lição a ser aprendida, e depois deixe que o sentimento ruim vá embora para que os bons cheguem.

Aprenda a comunicar suas necessidades

Não espere que as pessoas simplesmente entendam quais são as suas necessidades ou adivinhem o seu posicionamento a respeito de um tema. Comunicar o que você sente, inclusive quando for algo negativo, é fundamental.

continua depois da publicidade