Semente de abóbora: 5 grandes razões para você não descartá-la

Da casca às sementes, a abóbora tem muitas utilidades. A sua semente é rica em inúmeros nutrientes e ajuda em várias doenças.

A abóbora é um dos alimentos mais ricos em proteínas e nutrientes para o nosso organismo. Independente do modo com que vá ser preparada, tem muito valor nutricional.

continua depois da publicidade

Mas o que nem todos sabem é que tudo da abóbora pode ser utilizado, da casca as sementes. Inclusive, as sementes (cientificamente chamadas de Cucurbita máxima) são ricas em ômega-3, fibras, gorduras boas, antioxidantes e alguns minerais, como ferro e magnésio. Muita coisa, né?

1) Relaxamento e bem-estar

Por conta de sua quantidade alta de magnésio e triptofano, as sementes conta com substâncias que agem no cérebro. Isso ajuda a enfrentar o acúmulo de estresse, o que causa relaxamento e bem-estar, além de acabar com a sensação de cansaço e estimular a memória.

continua depois da publicidade

2) Aumento de massa muscular

Outro uso que as sementes de abóbora podem oferecer é o aumento de massa muscular. Isso se deve ao fato de que são ricas em proteínas. Elas podem ser inclusas em saladas, vitaminas, iogurtes, cereais e diversos lanches.

3) Evita anemia

Elas também são ótimas para o combate da anemia de todos os tipos. Como já dito, as sementes são ricas em ferro, nutriente esse que auxilia no combate à doença.

4) Antioxidante

Recheadas de nutrientes e proteínas que vão te ajudar em muitos casos, a semente de abóbora tem mais um uso extraordinário. Elas possuem carotenoides e vitamina E, ambos são antioxidantes naturais que ajudam por exemplo no envelhecimento da pele.

continua depois da publicidade

Além disso, diminui a chance de a pessoa desenvolver câncer estomacal, de próstata e mama.

5) Inflamação

Por conta da sua alta quantidade de ômega-3, uma das utilidades da semente de abóbora é ação anti-inflamatória que possui. Ela age tanto no caso de inflamação por estresse quanto no caso de inflamação devido a doenças.

Ajuda a proteger o sistema cardiovascular e cerebral, aumentando a disposição e melhorando a memoria de quem ingere.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o nosso texto tem caráter meramente informativo. Caso queira uma dieta adaptada à sua realidade, não se esqueça de marcar uma consulta com nutricionista. O profissional gastroenterologista também te auxiliará em diagnósticos, alergias e intolerância a certos alimentos.