Quiabo é rico em cálcio e vitaminas; veja principais benefícios da verdura

Consumir quiabo com regularidade faz bem à saúde. Veja o porquê.

Aquele franguinho com quiabo é sempre uma boa pedida, não é mesmo? Além dessa combinação perfeita, dá para comer quiabo refogado, como salada ou em combinação com outros legumes.

continua depois da publicidade

Se você ainda não tem o hábito de incluir esse ingrediente na sua lista de compras da feira, veja, a seguir, por que comer quiabo faz bem à saúde.

1. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

O quiabo é um alimento rico em fibras, que, quando chegam ao intestino, colaboram para que o seu corpo absorva menos a glicose dos alimentos.

continua depois da publicidade

Pessoas com diabetes podem comer quiabo frequentemente, mas é importante saber que o vegetal não substitui qualquer medicamento ou acompanhamento médico, hein?

2. Melhora o funcionamento do intestino

Os méritos são, mais uma vez, das fibras presentes no quiabo. Quando se misturam ao bolo fecal, elas aumentam o volume das fezes e facilitam a evacuação.

É um bom alimento, portanto, para quem sofre com prisão de ventre.

continua depois da publicidade

3. Faz bem aos ossos

O quiabo é um produto rico em nutrientes como cálcio, fósforo, ferro e vitamina K, todos essenciais para a boa saúde dos ossos e dentes.

4. Diminui as chances de desenvolver doenças cardíacas

As fibras do quiabo também ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue, o que faz bem para a saúde do coração. Além disso, como é rico em potássio, faz bem para a regulação da pressão arterial.

5. Aliado da boa saúde cerebral

Essa planta tem altos níveis de ácidos graxos, vitaminas do complexo B, zinco e magnésio. É também uma fonte de substâncias antioxidantes, ajudando o cérebro a ter uma qualidade melhor de memória e mais facilidade para o aprendizado.

continua depois da publicidade

Quando falamos a respeito dos benefícios de certos alimentos em nossos textos, temos o intuito de incentivar uma alimentação melhor e mais saudável. É importante frisar, no entanto, que o consumo isolado desses produtos não substitui qualquer medicamento ou orientação médica.

A melhor maneira de ter uma dieta individualizada e que atenda a todas as suas necessidades é consultando um profissional da área de nutrição.