Veja 5 razões para incluir a berinjela em seu cardápio

Além de compor receitas saborosas e versáteis, a berinjela é um alimento nutritivo e que faz bem à saúde.

Ter uma boa saúde depende de vários aspectos, indo desde heranças genéticas até hábitos de vida, como praticar atividades físicas, tomar bastante água e se alimentar bem. A alimentação é um dos aspectos mais importantes, afinal aquilo que colocamos em nosso prato fornece os nutrientes para que o corpo funcione de forma adequada.

continua depois da publicidade

Um dos segredos da boa alimentação é priorizar alimentos naturais e evitar aqueles que são processados, como bolachas e temperos prontos. Hoje, falaremos a respeito dos benefícios da berinjela, um ingrediente que pode fazer parte de receitas diversas, como saladas, lasanhas, sopas e antepastos.

Veja, a seguir, por que é importante consumir berinjela:

continua depois da publicidade

Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

A berinjela é um alimento com alto teor de fibras, o que faz com que o corpo absorva o açúcar dos alimentos de forma mais lenta, evitando picos glicêmicos. Além disso, os polifenóis, existentes na berinjela, ajudam o pâncreas a produzir insulina.

Colabora com a perda de peso

O mérito, mais uma vez, é das fibras presentes no alimento. Quando você come bastante fibras e consome água o suficiente, essa mistura resulta em um bolo alimentar volumoso, fazendo com que você sinta saciedade e não coma em excesso.

Alimentos ricos em fibras, como a berinjela, colaboram com o processo de emagrecimento.

continua depois da publicidade

Faz bem para o sistema imunológico

Rica em antioxidantes e também em vitamina C, a berinjela ajuda seu sistema imunológico a funcionar adequadamente.

Além disso, o teor de fibras do alimento faz bem para a saúde intestinal, deixando a microbiota saudável e colaborando com a proliferação das bactérias do bem, que nos ajudam a combater algumas doenças.

Diminui os sintomas da prisão de ventre

Se você tem prisão de ventre, é importante cuidar ainda mais da alimentação. O consumo de produtos como a berinjela, que tem muitas fibras, é fundamental para que o intestino produza um bolo fecal mais volumoso, o que ajuda você a ir ao banheiro regularmente.

continua depois da publicidade

Lembre-se de que é importante tomar bastante água ao longo do dia para que esse efeito das fibras alimentares possa ser sentido.

Faz bem para a pele

Olha só que coisa boa. Como a berinjela é uma fonte de vitamina C e antioxidantes, isso ajuda a manter a sua pele com viço e flexibilidade. Além disso, esse alimento é composto por 90% de água e, como você sabe, manter uma boa hidratação também é fundamental para que a pele fique mais bonita e saudável.

Viu só como é importante consumir berinjela? Mas não ache que basta se empanturrar desse alimento para ficar bem, hein? O ideal é sempre manter uma dieta equilibrada e com outros ingredientes nutritivos, por isso, caso queira um plano alimentar individual e que atenda às suas necessidades, o ideal é marcar uma consulta com um profissional da área de nutrição.

continua depois da publicidade