Para que serve a vitamina D? Quais alimentos que possuem? Descubra

Você com certeza já ouviu falar muito desse nutriente, mas sabe por que ele é importante para o seu corpo?

Não é nada difícil ouvirmos por aí a respeito dos benefícios da vitamina D para o corpo e, em especial, para o bom funcionamento do sistema imunológico. Esse nutriente foi descoberto há pouco tempo, no início do século 20, e suas funções costumam ter relação com a saúde dos ossos, dos músculos e do sistema nervoso.

continua depois da publicidade

A vitamina D é um elemento necessário para que o intestino absorva o cálcio dos alimentos e também para reduzir processos inflamatórios, além de ser importante para o desenvolvimento das células do corpo, e para metabolizar a glicose. Em relação à saúde da pele, vale lembrar que esse nutriente ajuda na síntese do colágeno.

Considerada um hormônio esteroide, essa substância é conhecida também como calciferol e precisa da ação dos raios solares para ser sintetizada em nosso organismo. Por isso o banho de Sol em horários apropriados, por 15 a 20 minutos, faz toda a diferença.

continua depois da publicidade

Quais alimentos têm vitamina D?

Alguns grupos alimentares são ricos nessa substância, mas a verdade é que dificilmente uma pessoa conseguiria atingir os níveis recomendados de vitamina D apenas pela alimentação. Além do processo de produção natural pelo próprio corpo, os suplementos vitamínicos costumam ser recomendados com frequência.

Lembramos que a automedicação, mesmo quando falamos em suplementos vitamínicos, nunca é recomendada. Para saber como estão seus níveis de vitamina D, marque uma consulta médica ou com um nutricionista de confiança.

A seguir, veja quais são os alimentos que alimentos têm vitamina D:

continua depois da publicidade
  • Peixes gordurosos (salmão, atum, cavala e truta);
  • Fígado bovino;
  • Queijos;
  • Gema de ovo;
  • Carne bovina, suína e de aves;
  • Leite industrializado;
  • Cogumelos.

A deficiência de vitamina D pode provocar o enfraquecimento dos ossos e aumentar as chances de fraturas. Além disso, a falta desse nutriente favorece o desenvolvimento de algumas doenças cardiovasculares, cânceres, esclerose múltipla, diabetes, entre outros.