Prisão de ventre: o que comer para combater os sintomas

Sua alimentação interfere diretamente na forma como o intestino funciona. Veja, a seguir, o que mudar para ter uma saúde melhor.

Só quem sofre ou já sofreu com prisão de ventre sabe o quanto essa situação é incômoda e, em alguns casos, desesperadora. Para que o intestino funcione de forma adequada, é preciso cuidar da alimentação e tomar bastante água ao longo do dia.

continua depois da publicidade

A seguir, veja alguns alimentos que ajudam a combater os sintomas da prisão de ventre:

Ameixa

Essa é aquela dica clássica de vó e funciona mesmo: comer ameixa-preta com regularidade ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

continua depois da publicidade

O motivo está no fato de que a fruta é rica em fibras na polpa e na casca, então não se esqueça de comprar a sua ameixa quando for ao mercado.

Farelo de trigo

Incluir o farelo de trigo em suas receitas é uma boa forma de combater os sintomas da prisão de ventre. Se não tiver tempo para fazer grandes receitas, dá até para usar o farelo de trigo no preparo de um bom virado de feijão ou de uma farofinha de ovo.

Esse produto melhora o funcionamento do intestino, dá a sensação de saciedade e ajuda a controlar seus níveis de colesterol.

continua depois da publicidade

Mamão

É claro que o mamão não ficaria de fora dessa lista. As fibras da fruta ajudam a criar uma massa fecal com mais volume. Além disso, a papaína, substância presente no mamão, é conhecida justamente por acelerar o processo de evacuação.

Farelo de aveia

Esse ingrediente é rico em fibras solúveis e insolúveis e em beta-glucana, substâncias que, em conjunto, criam uma massa fecal mais saudável e volumosa.

Além disso, as fibras promovem o crescimento das bactérias do bem na flora intestinal, facilitando a movimentação do órgão.

continua depois da publicidade

Água

Sempre que falamos no consumo de fibras, é preciso também lembrar da importância de beber bastante água ao longo do dia.

É a água que hidrata as fibras e faz com que elas desempenhem seu papel de facilitar a passagem das fezes. Se você comer muita fibra, mas não tomar água o suficiente, o efeito pode ser o contrário.

Adicionar alimentos naturais e integrais à sua dieta é sempre uma boa escolha, inclusive em relação à saúde do intestino. Caso você tenha prisão de ventre com muita frequência, é importante marcar uma consulta médica e também com uma nutricionista.

continua depois da publicidade