Jabuticaba combate excesso de colesterol? Confira benefícios

Além de deliciosa, a jabuticaba oferece diversos benefícios à saúde. Confira na matéria.

Afinal, é jabuticaba ou jaboticaba? Apesar de jabuticaba, com “u” na segunda sílaba, ser mais utilizada, ambas as palavras estão corretas. Inclusive, há uma terceira forma de reconhecer a fruta. Em algumas regiões, ela é chamada de jabuticaba açu.

continua depois da publicidade

Independente da nomenclatura, o fruto é conhecido por sua coloração forte e gosto único. Além desses atributos, você sabe quais benefícios a ingestão da jabuticaba pode trazer à saúde?

A jabuticaba é rica em compostos bioativos com função antioxidante, como a quercetina e o ácido elágico. Essas substâncias neutralizam radicais livres, moléculas que podem danificar as células e provocar estragos ao organismo.

continua depois da publicidade

Entre os efeitos desses radicais no nosso corpo, está a flacidez na pele e as rugas. Ou seja, se você deseja uma “carinha de bebê” por maior tempo, a jabuticaba pode te ajudar.

E ainda, um grupo de pesquisa, liderado pela nutricionista Kellen Viana, verificou, em animais, o poder da jabuticaba em equilibrar as taxas de colesterol. O consumo da fruta está aparentemente atrelado à diminuição nos teores de LDL, o colesterol “ruim”, e a elevação nos níveis de HDL, o benéfico.

Esse resultado pode estar ligado aos compostos fenólicos, como a antocianina, a quercetina, o ácido elágico e o ácido gálico, presentes na jabuticaba. Assim, a fruta pode cooperar para o desentupimento dos vasos sanguíneos, logo, reduzir o risco de infarto e outras complicações.

continua depois da publicidade

A jabuticaba também apresenta ótimas quantidades de fibras, o que ajuda a prolongar a saciedade, além de conter baixo teor calórico. As fibras estão principalmente na casca, por isso, nada de chupar a polpa e descartá-la.

Outra dica é acompanhar a ingestão da fruta com o consumo de água. Dessa forma, evita-se inchaços, gases e constipação, enquanto se colabora para o bom funcionamento do intestino.

Fica claro, portanto, os benefícios de incorporar a jabuticaba na nossa dieta. Porém, este texto tem caráter meramente informativo. Para detalhes sobre a fruta e quais espaços ela deve ocupar na sua alimentação, procure um profissional da saúde.

continua depois da publicidade