É saudável fazer ou esquentar comida no micro-ondas?

Confira aqui se todas as histórias sombrias sobre os malefícios desse eletrodoméstico são verdadeiras ou pura balela.

Economizar tempo é uma das principais intenções das pessoas quando vão comprar eletrodomésticos. Perseguindo esse objetivo, a maioria das casas está equipada com um micro-ondas, afinal esquentar (ou até mesmo preparar) alimentos fica muito mais rápido e fácil.

continua depois da publicidade

Para quem não sabe, o funcionamento desse amigo de todo solteiro é simples: o eletrodoméstico pega a energia elétrica e transforma em ondas eletromagnéticas, cuja função é estimular as moléculas do alimento.

Toda essa praticidade e tecnologia, popular desde os anos 1990, vem acompanhada por diversas dúvidas quanto à segurança da radiação emitida pelo equipamento, seja atingindo o usuário ou danificando os nutrientes.

continua depois da publicidade

Para acabar de vez com essa dúvida, trazemos algumas pesquisas interessantes para você sobre o uso do micro-ondas.

Existem riscos para quem usa?

Segundo o Food and Drug Administration (espécie de Anvisa dos Estados Unidos), o maior número de ferimentos que envolvem micro-ondas não estão ligados diretamente ao aparelho, mas sim a queimaduras ligadas aos recipientes utilizados, alimentos extremamente quentes ou explosão de líquidos.

Segundo o órgão governamental, a grande maioria dos casos não possui ligação com a radiação gerada, isso apenas foi notado em situações muito incomuns ou devido à manutenção equivocada.

continua depois da publicidade

Os alimentos continuam saudáveis?

A partir de um estudo da National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina, em tradução livre), localizada nos EUA, pode-se chegar à conclusão de que o micro-ondas não é mais agressivo com os nutrientes do que qualquer outro método de cozimento.

Também existem dados no sentido de o eletrodoméstico diminuir a formação de alguns compostos prejudiciais capazes de se formarem quando o alimento é cozido no fogo. Bacana, né?

Agora que você já tem informações para saber que toda a praticidade é acompanhada de segurança e saúde, deixamos uma dica: quando utilizar potes plásticos no seu micro, fique atento, pois alguns recipientes desse material podem liberar substâncias (como o BPA), que contaminam os alimentos e podem desregular os hormônios humanos.

continua depois da publicidade

A dica, portanto, é sempre preferir recipientes que informem serem seguros para o uso em micro-ondas, como o caso das travessas de vidro ou de embalagens produzidas sem componentes tóxicos.