Confira efeitos causados pelo hábito de dormir pouco

Entenda a relação entre dormir pouco e alguns efeitos negativos que podemos notar em nosso organismo.

Às vezes nem contar carneirinhos resolve. A ansiedade do dia a dia acaba nos roubando horas de sono, daí, quando você fecha o olho… o despertador toca. Manter uma rotina com sono regulado é um desafio, mas o esforço é necessário, pois é durante o sono que o nosso organismo se restaura.

continua depois da publicidade

Enquanto dormimos, nosso corpo repara os tecidos, sintetiza proteínas e ativa o crescimento muscular. São essas funções que possibilitam aquela sensação de energia reposta e mente limpa.

Os especialistas recomendam uma média de 8 horas de sono por dia, mas o número pode variar para cada pessoa em cada fase da vida. O importante é se sentir bem ao acordar. Entretanto, quando isso não acontece regularmente, os danos à saúde são inúmeros.

continua depois da publicidade

Baixa imunidade

É na hora de dormir que seu organismo produz anticorpos, as proteínas responsáveis pela defesa do corpo contra bactérias, infecções, vírus e outros intrusos que podem trazer riscos à saúde.

Se você tem a sensação de estar sempre doente ou que demora para se recuperar de uma enfermidade, fique atento, pode ser sinal de imunidade baixa, o que, por sua vez, está relacionada a noites mal dormidas.

Dores de cabeça

Suas enxaquecas podem estar associadas à falta de sono. Uma das causas das dores de cabeça é a não conclusão do estágio REM, última etapa do ciclo do sono, caracterizado pela intensa atividade cerebral junto ao máximo relaxamento muscular. Dormir pouco pode gerar irritação e ser a explicação para crises de enxaqueca.

continua depois da publicidade

Ganho de peso

Dormir pouco também gera desequilíbrios hormonais, o que motiva o aumento do apetite e do cansaço. Essas condições acarretam maior disposição a alimentos calóricos e menor controle dos impulsos.

É óbvio que gastamos mais calorias acordados, mas não o suficiente para compensar a ingestão calórica quando estamos exaustos.

Depressão

Distúrbios no sono também contribuem para desenvolver condições psicológicas e psiquiátricas. O acúmulo de sono pode culminar em sintomas de depressão, devido ao disparo na produção de cortisol, hormônio do estresse, além do aumento da pressão arterial e a redução dos anticorpos. O resultado é a diminuição na produção da serotonina, hormônio que regula o humor e o apetite.

continua depois da publicidade

Como visto, uma boa noite de sono é essencial para uma vida saudável. Dormir pouco não é normal. Avalie a qualidade de seu sono e, caso necessário, procure profissionais especializados que possam te ajudar.