Nem todo mundo pode comer carambola; entenda o motivo

A carambola tem inúmeros benefícios para a saúde, mas nem todas as pessoas devem comer essa fruta.

Quando pensamos em frutas, nunca imaginamos que, apesar de seus benefícios, algumas delas podem ser nocivas à saúde de determinados indivíduos. Hoje, falaremos a respeito da carambola, uma fruta linda, saborosa, mas que tem prós e contras.

continua depois da publicidade

Além de ser rica em vitamina C e também em fibras, a carambola é uma fruta sedutora e que combina com pratos doces, saladas, sucos e sobremesas. Veja, a seguir, quais são os benefícios dessa fruta:

  • Evita o envelhecimento precoce da pele: Por ter ação antioxidante, a carambola ajuda o corpo a combater a ação dos radicais livres. Além disso, essa fruta estimula a produção natural de colágeno.
  • Ajuda no funcionamento intestinal: A carambola é rica em fibras, por isso ajuda no bom funcionamento do intestino. Lembre-se de que o consumo de fibras pede também maior ingestão de água; caso contrário, o efeito é reverso e você pode ter prisão de ventre.
  • Promove sensação de saciedade e ajuda a perder peso: Essa fruta é rica em fibras, o que promove a sensação de saciedade, evita que você coma em excesso e, inclusive, ajuda a fazer com que a fome demore para aparecer. Além disso, a carambola tem poucas calorias, sendo uma ótima aliada de quem quer perder peso.

Para quem a carambola faz mal?

Ainda que seja uma fruta saudável e com muitos benefícios, nem todas as pessoas devem comer carambola regularmente. A culpada, nesse caso, é a substância conhecida como caramboxina, que faz mal a quem tem problemas renais crônicos.

continua depois da publicidade

Pessoas com os rins prejudicados e que consomem a fruta podem apresentar sintomas de intoxicação, incluindo vômitos, confusão mental e convulsões. Se você tem algum tipo de doença renal, fale com seu médico antes de comer carambola.