Afinal de contas, comer pão realmente engorda? Entenda

A dúvida que muita gente tem e vamos buscar sanar é quanto à capacidade de engordar que pode ser provocada pelo pão.

O pão está presente cotidianamente nas nossas mesas. A dúvida que muita gente tem e vamos buscar sanar é quanto à capacidade de engordar que pode ser provocada pelo pão. A primeira coisa que precisamos ter em mente é que o pão é considerado por muitos como um inimigo de quem quer fazer uma dieta.

continua depois da publicidade

Isso devido a seu índice glicêmico, ou seja, sua alta capacidade de aumentar glicose no sangue por conta do carboidrato presente em sua composição. Essa insulina é transformada em gordura, porém o pão não é tão ruim para uma dieta se for consumido de forma correta.

O mais conhecido é o pão francês. Se consumido com algum ingrediente, como o queijo ou carne, por exemplo, pode ajudar a diminuir o nível glicêmico. Nutricionistas explicam que o café tradicional do brasileiro não precisa ser modificado pelas pessoas que buscam uma dieta. O café com leite (pingado), pãozinho francês com manteiga pode ser interessante.

continua depois da publicidade

Caso acrescente uma fruta, torna-se ainda melhor e mais completo. O excesso será sempre um inimigo em qualquer dieta, portanto, não exceda a quantidade de pão consumido. Uma dica importante é buscar, igualmente, consumir o pão integral. Até porque ele é uma rica fonte de fibras que contribuem para o bom desenvolvimento do intestino e ainda provocam uma sensação de saciedade.

Quando se inclui o pão na alimentação, de forma moderada, o corpo recebe boa carga de vitaminas do complexo B, ajudando o cérebro a permanecer saudável. Portanto, o pão não é esse vilão todo pintado por algumas pessoas e ele pode sim estar presente em nossas mesas, mesmo quando se busca uma dieta.

O importante é manter controle no consumo, fazer a escolha certa do tipo de pão e não deixar, evidentemente, de manter uma alimentação saudável e os seus exercícios físicos.

continua depois da publicidade