Quem pode tomar a 3ª dose da vacina contra a COVID-19? Quando? Entenda aqui

De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo para o recebimento da dose de reforço é variável, pois depende da vacina tomada.

Já foi confirmado pelo Ministério da Saúde, por intermédio do ministro Marcelo Queiroga, que todos os brasileiros acima de 18 anos receberão a dose de reforço da vacina imunizante contra a COVID-19. Isso vale tanto para quem tomou as duas doses quanto para quem tomou a vacina em dose única.

continua depois da publicidade

No entanto, ainda é muito grande a quantidade de dúvidas que os brasileiros possuem sobre a vacinação. A expectativa é de que, ainda neste mês de novembro, 12,5 milhões de pessoas em idade adulta recebam a dose de reforço da vacina imunizante.

De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo para o recebimento da dose de reforço é variável, pois depende da vacina tomada. Por exemplo, as pessoas que tomaram a 2ª dose das vacinas Coronavac, Pfizer e AstraZeneca deverão retornar aos postos para a dose de reforço após cinco meses da última dose.

continua depois da publicidade

Os adultos que tomaram a segunda dose em junho já podem tomar a dose de reforço neste mês de novembro, por exemplo. A Jassen, que é em dose única, no entanto, tem prazo menor e quem tomou há dois meses já precisa tomar a dose de reforço.

Em linhas gerais, quem tomou a dose da Jassen em setembro deverá já procurar os postos de saúde ou de vacinação para tomar a dose de reforço. O Ministério da Saúde ainda destacou que é importante que a dose de reforço seja com um imunobiológico diferente do utilizado no ciclo de vacinação inicial.

A decisão pela terceira dose para o público adulto em geral surgiu após pesquisas da Universidade de Oxford apontarem maior eficácia no aumento da imunidade. Isso com uma combinação de vacinas diferentes, o que é chamado de esquema heterólogo.

continua depois da publicidade