Concurso ADAB BA poderá ter 110 vagas

Atenção concurseiros! A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB BA) pode realizar um novo certame. De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 do Governo da Bahia, está previsto um concurso ADAB BA com 110 vagas. continua depois da publicidade Confira na imagem, a previsão do concurso ADAB BA: […]

Atenção concurseiros! A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB BA) pode realizar um novo certame. De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 do Governo da Bahia, está previsto um concurso ADAB BA com 110 vagas.

continua depois da publicidade

Confira na imagem, a previsão do concurso ADAB BA:

concurso ABAD BA

Foto: Reprodução

Para ler a PLOA na íntegra, o interessado deve entrar no site do governo da Bahia. A previsão do concurso está no Volume I, a partir da página 185.

continua depois da publicidade

Como poderá ser o concurso ADAB BA

Se sabe que o concurso ADAB BA possui previsão para 110 vagas. Acredita-se que serão contemplados os cargos de Técnico (nível superior) e Agente (nível médio/técnico). No entanto ainda não se sabe como seria a divisão de oportunidades e nem as remunerações.

Vale ressaltar que é preciso que o PLOA seja aprovado pela Assembleia da Bahia para que o certame seja aprovado. Caso isso ocorra, é bem provável que o edital saia em 2021.

Etapas do concurso ADAB BA

Baseado no último certame, compilamos as etapas prováveis do novo concurso ADAB BA. Veja:

continua depois da publicidade
  • Prova escrita objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório;
  • Exame médico, de caráter exclusivamente eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter exclusivamente eliminatório.
  • Prova de títulos, de caráter eliminatório;
  • Curso de formação profissional.

Último concurso ADAB BA

O último concurso ADAB BA foi realizado há muito tempo, no ano 2000. Naquela época, o Instituto Brasileiro de Seleção Pública (IBRASP) organizou o certame que ofertou 222 vagas. Do total de oportunidades, 155 eram para Técnicos (nível superior) e 67 para Agentes (nível médio/técnico).

Os profissionais foram selecionados mediante provas objetivas e de títulos, além de passarem por exames psicológicos e médicos. Por fim, houve um curso de formação profissional.

O certame viu seu prazo de validade chegar ao fim em 2003. De lá para cá, só ocorreram alguns processos seletivos e o déficit de servidores foi crescendo.

continua depois da publicidade

Sobre a ADAB BA

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) é uma autarquia que tem como função executar e promover a defesa sanitária animal e vegetal, além de ser a responsável por fazer o controle e a inspeção de produtos agropecuários.

Fundada em 1999, a ADAB BA tem sede em Salvador, na Avenida Adhemar de Barros, nº 967 – Ondina. A autarquia é vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI – BA).