Concurso público para Polícia Penal na Bahia: 287 vagas anunciadas!

Concurso na Bahia oferece 287 vagas para modernização do sistema prisional.

Recentemente, o governo baiano deu luz verde para a realização de um concurso público destinado à Polícia Penal. Esta decisão visa preencher 287 vagas disponíveis no sistema prisional do estado, como parte de um programa mais amplo de renovação e eficiência na segurança pública.

continua depois da publicidade

É esperado que os novos agentes atendam as 28 unidades prisionais a partir de dezembro do ano que vem.

Novo concurso anunciado

A Bahia, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, aprovou o procedimento licitatório para o concurso da Polícia Penal na última segunda-feira (18).

continua depois da publicidade

O anúncio foi feito no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Este passo é considerado fundamental na agenda de melhorias para o sistema prisional baiano.

Com um investimento significativo de aproximadamente R$ 7,2 milhões, anunciado no dia 5 de dezembro, o governo está aumentando o número de agentes e investindo em equipamentos de ponta.

Entre as aquisições, destacam-se 122 mil munições operacionais de alto impacto, 75 carabinas Taurus.40, 140 espingardas CBC calibre 12, coletes balísticos tipo 3A e detectores de metais avançados.

continua depois da publicidade

Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância desse processo como um compromisso com a segurança pública. O objetivo é reforçar o efetivo e também revitalizar e modernizar as unidades prisionais. Tais iniciativas seguem os passos de melhorias implementadas anteriormente em delegacias e pelotões.

Os preparativos para o concurso estão a todo vapor, com a definição de cronogramas, conteúdos das provas e a previsão de convocação dos aprovados. Os novos agentes deverão ser distribuídos pelas 28 unidades prisionais do estado, iniciando suas atividades até o final de 2024.

Este concurso para a Polícia Penal simboliza um momento significativo no fortalecimento do sistema prisional da Bahia.

continua depois da publicidade

A iniciativa reflete um investimento abrangente em segurança, que vai além do simples aumento do efetivo, abarcando também a modernização do equipamento e a qualificação dos profissionais envolvidos.