Concurso Nacional Unificado: Prazo para pagar taxa de inscrição se encerra nesta sexta-feira

Os candidatos que ainda não quitaram a Guia de Recolhimento da União (GRU) têm até sexta-feira (16) para realizar o pagamento e confirmar sua participação.

Aqueles que aspiram a uma vaga em um dos 21 órgãos públicos brasileiros envolvidos no Concurso Público Nacional Unificado devem ficar atentos. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para os de nível médio, se encerra nesta sexta-feira (16). O pagamento pode ser efetuado em bancos ou pelo PIX, utilizando o QR Code.

continua depois da publicidade

Conhecido como o “Enem dos concursos”, o processo seletivo teve seu período de inscrição encerrado no último dia 9, com 2,65 milhões de candidatos cadastrados. Entre estes, 1,28 milhão ainda precisam pagar a taxa para confirmar a participação, incluindo os candidatos que tiveram os pedidos de isenção da taxa negados.

Os dados finais da inscrição poderão ser verificados no dia 29 de fevereiro, através do site da Cesgranrio, entidade responsável pela realização do processo seletivo. A consulta sobre o local de prova estará disponível a partir do dia 29 de abril. Os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação serão divulgados no dia 3 de junho e o resultado final com a classificação dos aprovados está previsto para o dia 30 de julho.

continua depois da publicidade

O concurso oferece 6.640 vagas e as provas serão aplicadas em 220 cidades de todos os estados e do Distrito Federal, no dia 5 de maio. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que promove o processo seletivo, reforça a importância de os candidatos estarem cientes do conteúdo do edital escolhido, ao longo de todo o concurso.

Recentemente, os editais passaram por retificação para correções de ambiguidades e informações imprecisas, reforçando a necessidade de os candidatos estarem atentos às regras para concorrer a uma ou mais carreira divididas por blocos temáticos.