Saiba como plantar e cultivar alecrim em sua casa

Ter alecrim na horta de casa é uma vantagem na hora do preparo das mais diversas receitas e, para melhorar, estamos falando de uma erva com cultivo bem simples.

Versátil para o preparo de receitas, chás e drinks, o alecrim é um coringa que nunca fica esquecido na horta. Para ter sua própria mudinha em casa, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados específicos para garantir o crescimento e a saúde da planta, que dura bastante tempo quando é bem cultivada.

continua depois da publicidade

Em relação ao clima, é importante saber que o alecrim resiste bem a temperaturas quentes e não precisa de muita água. Agora, quando falamos de frio intenso, aí seu crescimento pode ser prejudicado.

Como plantar e cultivar o alecrim

Existem três formas de plantar alecrim: com muda, sementes ou estaquia, que é quando você pega um ramo de um pé de alecrim, de preferência com 15 a 20 cm de comprimento, e o transfere para outro vaso ou horta.

continua depois da publicidade

Se for plantar em vaso, comece colocando uma cama de drenagem na base do recipiente, com manta bidim ou argila. Depois, acrescente uma mistura de terra com areia e coloque a muda, ramo ou semente na terra, cuidando para que ela fique bem posicionada e firme.

Para o cultivo, lembre-se de que o alecrim não pode receber muita água. No início, regue-o com mais frequência, mas, quando a terra estiver mais arenosa, cuide para que ela se mantenha dessa forma, o que significa regar somente duas vezes por semana.

O alecrim precisa de luz solar direta durante três a cinco horas, todos os dias, então nada de deixar o seu vasinho escondido dentro de casa, hein?

continua depois da publicidade

E é isso, basicamente. Viu só que tranquilo? Tomando esses cuidados, depois de mais ou menos um mês e meio, você já poderá usar o alecrim da sua própria horta.