Origem dos 5 sobrenomes mais comuns entre os brasileiros

Confira o significado de cinco dos sobrenomes mais populares no Brasil: Silva, Sousa, Rodrigues, Santos e Oliveira.

Você já parou para se perguntar a origem dos cinco sobrenomes mais populares do Brasil? Não seria novidade alguma se eu te dissesse que o sobrenome mais comum do Brasil é “Silva”, na maioria das vezes acompanhado do artigo definido e da proposição que os brasileiros acrescentaram ficando “da Silva”.

continua depois da publicidade

Os demais nomes que formam o quinteto de mais populares são “Santos”, “Oliveira”, “Souza” e “Rodrigues”. Vamos entender a origem de cada um nesta lista.

Silva

Esse nome possui sua origem em Portugal. Mas existe uma crença dos historiados que ele tenha surgido, de fato, na época do Império Romano, que designava moradores de regiões de matas. Até porque “silva”, em minúsculo mesmo, significa “selva” no latim. 

continua depois da publicidade

Santos

É um nome que se origina nos países de língua espanhola e inicialmente era dado a nobres que nasciam no Dia de Todos os Santos, no calendário católico. Logo, como já sugere o nome, possui um cunho religioso. Chegou ao Brasil através dos espanhóis e portugueses.

Oliveira

O terceiro sobrenome mais comum no Brasil tem uma origem portuguesa e faz alusão a árvore de oliveira. É ela que produz os frutos que geram o azeite, conforme você deva ter suspeitado. Assim como os demais, chegou ao Brasil por intermédio das caravelas portuguesas.

Sousa

O sobrenome surge como uma toponímia, ou seja, relacionado a um lugar, e sabe-se que tem a ver com a região de Sousa, junto com o rio de mesmo nome, que fica próximo a cidade do Porto em Portugal.

continua depois da publicidade

O nome tem origem no latim saxa, que significa seixos, rochas, o que é bem característico da região.

Rodrigues

Embora o sobrenome Rodrigues tenha chegado ao Brasil por meio dos portugueses, inclusive com a grafia em “s”, ele é originário da Espanha e escrito por lá com “z”. No Brasil, seus primeiros registros foram em Portugal com essa grafia.

Não se sabe ao certo o motivo do sobrenome, mas literalmente ele quer dizer “filho de Rodrigo”.

continua depois da publicidade