99 dará curso gratuito para 100 mil pessoas; material via WhatsApp

A ideia é uma parceria da empresa com a Barkus, com a finalidade de ensinar finanças pessoais aos brasileiros das classes C e D.

Muita gente ainda não sabe, mas a empresa 99Táxi tem também uma carteira digital, chamada de 99Pay. Neste mês, em parceria com a startup Barkus, a 99Pay vai disponibilizar 100 mil vagas para quem quiser fazer um curso gratuito sobre finanças pessoais.

continua depois da publicidade

A meta é conseguir chegar à população das classes C e D, que geralmente têm dívidas acumuladas e dificuldades para gerir os ganhos da família. Além disso, as aulas falarão também a respeito das bases do investimento financeiro, para quem deseja conhecer melhor esse mercado.

Todo o material será enviado aos inscritos via WhatsApp.

continua depois da publicidade

Programação do curso

Inicialmente, as aulas serão destinadas a todos os usuários das plataformas 99 que vivem nas regiões periféricas da cidade de São Paulo. Os critérios de escolha levaram em conta a geolocalização do público-alvo, com base nos dados coletados pelo Censo de 2010.

As classes C e D são as que mais têm dificuldades básicas de sobrevivência na situação socioeconômica atual do país. Além dos altos preços de todos os itens básicos de consumo, muitas dessas pessoas não têm conhecimentos sobre educação financeira.

Na primeira fase das aulas, a 99 vai liberar o acesso aos conteúdos apenas para 100 mil pessoas. Entre os conteúdos, estão vídeos, imagens ilustrativas e as mensagens enviadas pelo WhatsApp.

continua depois da publicidade

O curso é dividido em quatro etapas, pensadas para abordar aspectos diferentes da economia doméstica. Os alunos aprenderão, por exemplo, a usar programas feitos para gerir o orçamento da família e a usar ferramentas de crédito de forma inteligente.

As aulas também abordarão questões de investimento financeiro e formas de melhorar a renda pessoal e criar um fundo de reserva, para casos emergenciais. Os alunos também conhecerão as noções básicas sobre criptomoedas.

Ao final do curso, os participantes terão um certificado emitido pela Barkus e alguns descontos para corridas feitas pelo app da 99. Para se candidatar a uma vaga, basta abrir o aplicativo da 99 e tocar na imagem de divulgação do curso. Depois, é preciso preencher um cadastro.

continua depois da publicidade

No WhatsApp, a comunicação será feita através da inteligência artificial desenvolvida pela Barkus, a Iara, que foi programada para ser empática, divertida e com espírito jovem.