O que você precisa saber caso o seu cachorro esteja com carrapato

Vamos identificar o que pode ser feito para livrar nossos pets dos carrapatos e proporcionar mais saúde e bem estar.

Um dos maiores inimigos de nossos cães, sem dúvidas, são os carrapatos, que podem trazer doenças a eles. Por isso, vamos identificar o que pode ser feito para livrar nossos pets dos carrapatos e proporcionar mais saúde e bem estar. A primeira coisa que devemos saber é que o carrapato é um parasita que sobrevive sugando o sangue do animal, mas ao mesmo tempo é responsável por infectá-lo com bactérias e protozoários, que acabam invadindo a corrente sanguínea.

continua depois da publicidade

Entre as complicações causadas por esse tipo de parasita, estão manchas avermelhadas pelo corpo, coloração amarela na pele e mucosas, alguns distúrbios de coagulação e problemas neurológicos. A evolução e combinação desses problemas pode provocar graves condições para o seu pet. Os locais preferidos dos carrapatos são atrás das orelhas, entre os dedos, próximo ao rabo e barriga do animal.

É importante notar excessos de coceira no pet, porque pode ser sinal de que ele esteja com carrapato. Os cães geralmente apresentam sintomas de febre, falta de apetite, andar cambaleante, etc. Para evitar os carrapatos em seu pet, é importante sempre averiguar após passeios em parques, por exemplo.

continua depois da publicidade

Existem espécies de carrapatos que são grandes e fáceis de ver a olho nu, mas outros são minúsculos e quase não conseguimos identificá-los. Existem diversos medicamentos no mercado que combatem o carrapato em cães, são os chamados medicamentos contra ectoparasitas. O uso deve ser indicado e inspecionado por um profissional veterinário.

Mas é sempre bom tomar medidas de profilaxia para deixar seu cão limpo e o ambiente onde ele sempre está presente. Uma infestação de carrapatos pode atingir até mesmo uma casa. A doença de carrapato possui tratamento e cura, mas é importante ser diagnosticada o quanto antes.